Preços ao produtor da zona do euro têm alta mensal e superam expectativas

Publicado em 04/08/2020 09:02

LOGO REUTERS

Os preços ao produtor da zona do euro registraram ganho mensal um pouco maior do que o esperado em junho, encerrando sua tendência de queda iniciada em fevereiro, quando o bloco enfrentou seus primeiros surtos de Covid-19, mostraram estimativas oficiais nesta terça-feira.

Os preços nos portões das fábricas no bloco de 19 países saltaram 0,7% em junho em relação ao mês anterior, informou a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

A leitura superou as previsões dos economistas consultados pela Reuters, que esperavam aumento de 0,5%, e foi o primeiro aumento depois que os preços caíram por quatro meses consecutivos.

O resultado foi impulsionado por uma alta de 3,1% nos preços de energia. Caso esse setor fosse excluído, os preços ao produtor teriam ficado estáveis no mês.

No ano, os preços ao produtor caíram 3,7% em junho, contra queda de 3,9% esperada pelos economistas e ante queda de 5,0% registrada em maio.

Os preços ao produtor são um fator-chave para moldar a inflação ao consumidor, pois as mudanças nos preços nas fábricas se traduzem em grande parte no custo final para os consumidores.

A inflação anual ao consumidor na zona do euro subiu 0,4% em julho, após um salto de 0,3% em junho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário