Senado vota na quinta-feira projeto que limita juros de cheque especial e cartão de crédito

Publicado em 04/08/2020 15:19

LOGO REUTERS

O Senado deve votar projeto que limita juros de cartão de crédito e do cheque especial na próxima quinta-feira, informou assessoria do autor da proposta, senador Alvaro Dias (Podemos-PR).

A decisão foi tomada em reunião de líderes da Casa nesta terça-feira.

Polêmica, a proposta já havia sido pautada, mas a sessão em que seria votada foi cancelada, em maio, em meio à pressão de grandes varejistas contra o projeto, segundo duas fontes que acompanham as negociações.

No centro da discussão estão o tempo de vigência do teto e os critérios para que seja estabelecido. Avalia-se um limite de 30%, para dívidas contraídas entre março e dezembro deste ano.

Segundo a assessoria, o projeto também "institui o crime de usura na eventualidade da superação do limite estabelecido, além de impedir que as instituições financeiras reduzam a oferta de crédito nas modalidades do cartão e do cheque especial".

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apresentou emenda, ainda não apreciada, segundo a qual "a taxa de juros mensal para todas as modalidades de crédito ofertadas por meio de cartões de crédito e cheque especial não poderão exceder o percentual equivalente a duas vezes a taxa Selic anual do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, até o mês de julho de 2021".

Na justificativa da emenda, o senador argumenta que utilizou a Selic como parâmetro porque se trata de taxa média ajustada dos financiamentos diários para títulos federais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário