Dólar sobe ante real de olho em exterior e política local

Publicado em 14/08/2020 10:40

LOGO REUTERS

O dólar avançava contra o real nesta sexta-feira, refletindo a aversão a risco no exterior depois de dados decepcionantes da China, enquanto os investidores voltavam as atenções para a trama política local.

Às 10:34, o dólar <BRBY> avançava 0,34%, a 5,3855 reais na venda. Na máxima do dia, a moeda norte-americana chegou a tocar 5,4345 reais, alta de 1,24%.

O dólar futuro de maior liquidez <DOLc1> tinha alta de 0,37%, a 5.391 reais.

Números desta sexta-feira aumentados que as vendas no varejo na China recuaram em julho, contrariando as expectativas de aumento, uma vez que os consumidores mantiveram a cautela devido ao coronavírus, enquanto a recuperação do setor industrial percorreu as dificuldades em ganhar ritmo.

A leitura do pessimismo entre os investidores internacionais, que estavam contando com uma aceleração econômica na China para liderar a recuperação global da pandemia.

"A divulgação de dados mais fracos que o esperado de indústria e varejo evidenciam uma desaceleração do ritmo de recuperação do país após Pequim parar de adotar estímulos economia", disse em nota Ricardo Gomes da Silva Filho, da Correparti Corretora. "Além disso, os impasses nas mesmas do pacote de medidas de estímulos fiscais nos EUA (...) contribuem para esse sentimento negativo."

Mesmo depois do fim de um estímulo emergencial que fornecia pagamentos semanais a norte-americanos desempregados, a Casa Branca e os democratas do Congresso dos EUA seguindo brigando sobre os termos de um novo pacote de ajuda econômica, uma vez que o governo Trump não quer aprovar financiamento para que a alteração no país seja feita pelos correios.

No exterior, diante cenário, o dólar operava em leve queda contra uma cesta de moedas <= USD>, mas registrando perdas menos acentuadas do que os últimos dias. Ante divisas arriscadas, como rand sul-africano <ZAR =>, dólar australiano <AUD =>, lira turca <TRY => e peso mexicano <MXN =>, uma moeda norte-americana apresentava comportamento misto.

Enquanto isso, no Brasil, o foco estava na política depois das indicações do ministro da Economia, Paulo Guedes, para secretários de massas e declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o teto de custos.

Além disso, o ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu revogar uma liminar anterior e determinar na noite de quinta-feira que Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicano Presoanos-RJ), seja novamente .

Segundo Mauriciano Cavalcante, diretor de câmbio da Ourominas, a reversão da prisão domiciliar de Queiroz foi um fator que formou um impulso impulsionar o dólar nos primeiros instantes do pregão. "A situação pode trazer instabilidade no mercado", disse, mas ressaltou que "o mercado está esperando que saia mais alguma notícia relevante para tomar uma posição clara em relação ao dia".

Na véspera, o dólar negociado no mercado interbancário teve queda de 1,56%, a 5,3675 reais na venda, a maior perda percentual diária desde 22 de julho.

O Banco Central iniciado na próxima segunda-feira à rolagem de contratos de swap cambial tradicional com vencimento em outubro, em decisão anunciada na quarta-feira após o BC retomar ofertas líquidas de ativos pela primeira vez em cerca de três meses diante da pressão na taxa de câmbio.

"O Banco Central está de olho na especulação do mercado", disse Mauriciano Cavalcante. "Ele está deixando o mercado fluir de acordo com uma oferta e procura, mas quando há picos de especulação ele mostra presença, e o BC tem bala na agulha para intervir."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário