Ibovespa futuro avança após governo reforçar compromisso com Guedes e teto de gastos

Publicado em 18/08/2020 09:40 e atualizado em 18/08/2020 10:31 27 exibições

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista ensaiava melhora nesta terça-feira, tendo de pano de fundo novos acenos do governo buscando acalmar investidores e reiterando a permanência do ministro da Economia, Paulo Guedes, bem como compromisso com as contas públicas.

Às 10:17, o Ibovespa subia 1,73 %, a 101.314,14 pontos.

Na véspera, o tom negativo prevaleceu no pregão brasileiro, com o Ibovespa fechando abaixo dos 100 mil pontos, em meio a ruídos envolvendo o ministro da Economia e receios com o quadro fiscal do país.

Já na noite de segunda-feira, Guedes afirmou que a confiança entre ele e o presidente Jair Bolsonaro é recíproca, embora tenha admitido que seu posto é difícil. Também afirmou que ninguém estava querendo furar o teto de gastos.

Em paralelo, Bolsonaro disse à CNN que a saída do ministro "nunca foi cogitada". Ele também citou que ele e o ministro estão alinhados na decisão de que há "possibilidade zero de furar o teto de gastos".

As especulações em torno de uma eventual saída de Guedes do governo têm ganhado força após debandada da Economia e aumento de pressões por mais gastos públicos.

A sinalização de Guedes 'compra tempo' no mercado, principalmente dada a resiliência de bolsas no exterior, mas o comportamento na segunda-feira sugere que talvez seja necessária uma ação mais concreta de curto prazo para acalmar investidores.

Da temporada de balanços brasileira, Magazine Luiza subia mais de 5%, entre as maiores alta do Ibovespa, após um salto nas vendas do segundo trimestre.

No exterior, os futuros acionários norte-americanos trabalhavam em território positivo, com a Home Depot corroborando um viés otimista a uma série de balanços empresariais de grandes varejistas.

Também nos Estados Unidos a construção de moradias acelerou em julho pelo terceiro mês seguido.

  • Entre as commodities, os futuros do minério de ferro saltaram, com ganhos tanto na bolsa chinesa de Dalian quanto em Cingapura, em meio a expectativas de que o uso de aço na China deve seguir firme nos próximos meses.
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário