Senado deu "péssimo sinal" ao derrubar veto que limita reajustes de servidores, diz Guedes

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Senado deu um "péssimo sinal" ao derrubar na quarta-feira o veto do presidente Jair Bolsonaro a trecho de projeto que abria exceções à proibição de reajustes salariais de servidores públicos até o fim de 2021.
A proibição da concessão de aumentos foi estabelecida como contrapartida ao auxílio federal de 60 bilhões de reais repassado a Estados e municípios para o enfrentamento da crise do coronavírus. A derrubada do veto, que ainda terá de passar por votação na Câmara dos Deputados, deixa de fora da restrição categorias como as de profissionais de segurança pública, saúde, educação, agentes penitenciários e militares.
"O Senado deu hoje um sinal muito ruim permitindo que justamente os recursos que foram para a crise da saúde possam se transformar em aumento de salários, isso é um péssimo sinal. Isso tem efeito sobre a taxa de juros, muito ruim, muito ruim", afirmou Guedes a jornalistas na noite de quarta-feira. "Vamos torcer para a Câmara conseguir segurar a situação."
O ministro destacou que o veto foi feito pelo presidente em um momento decisivo, em que o país começa a se recuperar economicamente e está empenhado em dar um sinal de disciplina fiscal após despesas extraordinárias direcionadas à crise.
"Não pode o desentendimento político estar acima da saúde do Brasil na hora que o Brasil começa a se recuperar. Quer dizer, pegar o dinheiro da saúde e permitir que se transforme em aumento de salário de funcionalismo é um crime contra o país", disse o ministro.
Ele acrescentou, sem detalhar, que a iniciativa do Sendo pode gerar perdas de até 120 bilhões de reais.
O pacote de auxílio federal envolveu o repasse de 60 bilhões de reais a Estados e municípios e a suspensão do pagamento de dívidas dos entes com a União e bancos públicos, o que levou o valor total do pacote a 125 bilhões de reais.
(Por Isabel Versiani)
1 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC
Gilberto Rossetto Brianorte - MT
O teu senador da república trabalha prá quem? Para os servidores públicos ou para o povo? Diga ai!!! O meu, eu cobrei ele hoje de manhã, e me disse que votou a favor do povo e contra o aumento de salários dos servidores públicos..., vou conferir o voto dele.
Em plena pandemia o Senado da República faz um papel desse?, nosso sistema Político precisa mudar Urgente, é a Reforma principal para o momento...
Os nossos dois Senadores do Paraná (Alvaro Dias , Flávio Arns) dois covardes picaretas. Sem o mínimo de noção , sem avaliar toda a destruição econômica da inciativa privada , votam a favor da Derrubada do veto do Presidente em favor mais uma vez da Mafua do funcionalismo público , que não teve redução de salário , perda de empregos e com todas as mordomias que está classe possui.
O setor produtivo usado somente para pagar a conta .
Devemos nos posicionar e enfrentar estes pilantras quando vierem aos seus currais eleitorais .
Desta vez vez o Congresso temendo uma ação da população se viu pressionada a virar a favor do veto do Bolsonaro . Menos mal mas já senadores precisam de uma lição de moral .
O que será que pensa um senador ou senadora, inclusive aliada do presidente, a votar a favor do erro? Quem eles se acham? pt, psdb, e as outras cositas mas, ja conhecemos, mas olha só, inclusive alvaro dias, lasie martins, metidos a corretos, hein. Sera que acham que nos enganam? Querem dobrar, quebrar o Brasil, cambada de safados!!!
Publiquem o nome desses senadores que votaram contra o governo, .. vcs, que estão na lida, amplifiquem seus nomes p/ a verdade com o povo....
Família Dias tem que sair urgente do cenário político, ... dezenas de Anos no cabide de emprego público do Paraná e do Brasil..., bando de sanguessugas!!!.., até quando o povo paranaense irá aguentar isso ? ...Reforma Política urgente, sem dúvida, a mais Importante para o País.