Dados positivos ajudam e Ibovespa encerra semana praticamente estável

Publicado em 21/08/2020 17:25

LOGO REUTERS

O Ibovespa encerrou a sessão desta sexta-feira em leve queda, amparada durante a tarde por dados de emprego e fala do ministro da Economia, Paulo Guedes sobre a forma da recuperação da atividade econômica.

O Ibovespa fechou em baixa de 0,1%, a 101.369,89 pontos, de acordo com dados preliminares, suavizando queda que chegou a mais de 1% mais cedo. O volume financeiro era de 24 bilhões de reais. Na semana, o índice registrou ficou praticamente estável, com oscilação negativa de 0,02%.

Aliviando a queda registrada mais cedo, o Ministério da Economia divulgou a abertura de 131.010 vagas formais de trabalho em julho, interrompendo quatro meses de dados negativos. No acumulado do ano, foram fechadas 1.092.578 vagas, na série com ajustes, ante criação de 461.411 em igual período de 2019.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o dado positivo é "excelente sinal" de que a economia pode fazer retorno em formato de "V", embora tenha admitido que essa retomada será mais lenta que a queda.

Após o Congresso confirmar na noite da véspera a manutenção do veto do presidente Jair Bolsonaro ao reajuste a servidores públicos, o mercado ainda mostrou preocupação com a situação das contas públicas do país.

"O mercado coloca na conta que existe esse risco, embora o Congresso tenha evitado o problema ontem, agora acendeu a luz amarela", afirmou Pedro Serra, analista da Ativa Investimentos.

Bolsonaro confirmou nesta sexta-feira que o auxílio emergencial será prorrogado até dezembro, mas não adiantou qual seria o valor das futuras parcelas do benefício.

Para Fábio Galdino, economista-chefe da Vero Investimentos, os próximos meses continuarão sendo desafiadores no âmbito político, com pautas importantes sendo debatidas.

No cenário corporativo, os papéis de B3 e Gerdau lideraram as perdas do índice, enquanto IRB Brasil e Qualicorp eram os destaques positivos, ambas divulgam resultados na próxima semana.

Ações de Cogna também foram destaque nesta sexta-feira, chegando a cair mais de 7% na mínima intradia, antes de fecharem perto da estabilidade. Executivos afirmaram que o grupo vai reduzir a atuação de sua unidade de ensino superior Kroton para focar os negócios em cursos de mensalidades mais elevadas, considerados "premium", algo que prevê eventuais aquisições da companhia em áreas como medicina. A empresa teve prejuízo de 140 milhões de reais no segundo trimestre.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário