Desempenho forte de serviços na China ofusca crescimento mais lento da indústria, mostra PMI oficial

PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial da China cresceu a um ritmo mais lento em agosto depois que enchentes no sudoeste da China afetaram a produção, mas o setor de serviços expandiu a uma taxa sólida em um impulso para a economia em meio à recuperação do choque pelo coronavírus.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria caiu a 51 em agosto de 51,1 em julho, mostraram nesta segunda-feira dados da Agência Nacional de Estatísticas. Ele permanece acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
Analistas esperavam aceleração a 51,2.
O vasto setor industrial da China está continuamente retornando aos níveis vistos antes da pandemia, conforme a demanda represada, a expansão da infraestrutura com medidas de estímulo e a resiliência das exportações ajudam na recuperação, embora ela permaneça desigual.
O subíndice para a atividade de empresas pequenas foi a 47,7 em agosto de 48,6 em julho, com mais da metade delas informando falta de demanda e mais de 40% citando questões financeiras, disse Zhao Qinghe, estatísticas de agência de estatísticas.
Mas o PMI não manufatureiro, que inclui serviços e construção, avançou a 55,2 de 54,2 em julho, mostrou a pesquisa.
A economia chinesa, que cresceu 3,2% no segundo trimestre sobre o ano anterior, deve expandir 2,2% este ano, nível mais fraco em mais de três décadas.
(Reportagem de Stella Qiu e Ryan Woo)
0 comentário
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro
Ibovespa tem alta firme após IPCA-15 abaixo do esperado