Bolsonaro veta trechos de lei que criariam fundo para expansão de gasodutos

O presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar trechos de um projeto de lei aprovado pelo Congresso que autorizariam a criação de fundo para bancar a expansão de gasodutos com receitas obtidas pela União com a venda de petróleo do pré-sal.
A iniciativa, que ganhou o nome de "Brasduto" e foi incluída em matéria que buscava solucionar uma disputa judicial sobre o chamado risco hidrológico no setor de energia, teve oposição dos ministérios de Meio Ambiente, Energia e Economia, segundo publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
Para justificar os vetos, Bolsonaro destacou que "a proposta não apresenta a estimativa do impacto orçamentário e financeiro, gerando aumento de despesa".
Ele também apontou "vício de iniciativa", ao destacar que a criação de um programa como esse seria atribuição de estruturas administrativas do Poder Executivo Federal.
O presidente ainda alegou que a medida "promove a destinação de recursos públicos em infraestrutura que deveria ter seus investimentos promovidos pelo setor privado", o que poderia gerar "distorções" e "ineficiências" no setor.
A criação do Brasduto ainda reduziria em 50% os recursos do Fundo Social do pré-sal, o que implicaria em cortes de verbas que iriam para educação, cultura, esporte, saúde e outras destinações, acrescentou Bolsonaro.
O programa de apoio à expansão de gasodutos proposto por parlamentares pretendia viabilizar a construção de estruturas para escoamento da produção de gás de áreas do pré-sal e para atendimento a capitais ainda não servidas por esses dutos.
A proposta do Brasduto recebeu diversas críticas, incluindo do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, que em mais de uma ocasião qualificou a medida como "absurda" e afirmou que o fundo poderia levar à má alocação de recursos.
0 comentário
Índice STOXX cai conforme novas incertezas comerciais dos EUA prejudicam humor do mercado
Rubio viaja para se reunir com líderes caribenhos enquanto EUA pressionam Cuba e Venezuela
Trump adverte que países que “fizerem joguinhos” com acordos comerciais dos EUA enfrentarão tarifas mais altas
Ibovespa flerta com 191 mil pontos, mas bancos e exterior mantêm sinal negativo
Suprema Corte dos EUA derruba tarifas e reacende expectativa de recuperação das exportações brasileiras de máquinas
Trump adverte sobre tarifas mais altas para países que "fizerem joguinhos" após decisão da Suprema Corte