Petrobras retoma negociação de petróleo com Vitol, Trafigura e Glencore

A Petrobras suspendeu sua proibição denegociação com os principais comerciantes de commodities Vitol, Trafigura e Glencore, em vigor desde que promotores brasileiros anunciaram uma investigação sobre possíveis práticas de suborno em 2018, disse a empresa à Reuters.
"Depois de um período de suspensão temporária com as empresas citadas, a companhia reiniciou negócios após a adoção de uma série de medidas específicas destinadas a trazer mais segurança à relação comercial", disse a Petrobras.
Os promotores brasileiros anunciaram no início de dezembro de 2018 que estavam investigando as três principais firmas de comercialização de combustíveis, junto com várias outras menores, por supostos pagamentos de pelo menos 31 milhões de dólares em subornos a funcionários da Petrobras em troca de negócios mais favoráveis.
Os promotores alegaram que os chefes das empresas estavamplenamente cientes do alegado esquema de suborno.
A Petrobras disse em comunicado na noite de segunda-feira que padronizou e melhorou o acompanhamento das negociações e procedimentos, e que realizou verificações de integridade de seus operadores, entre outras medidas. Vitol, Glencore e Trafigura não quiseram comentar.
0 comentário
Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição