Minério de ferro tem 3ª sessão de queda com enfraquecimento nos fundamentos

Publicado em 17/09/2020 08:36

LOGO REUTERS

 Os futuros do minério de ferro recuaram pela terceira sessão nesta quinta-feira, por crescentes perspectivas de aumento na oferta do material usado na fabricação do aço e por sinais de que a demanda por aço na China não tem sido tão forte quanto se esperava.

O minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian encerrou em queda de 2,7%, a 790 iuanes (116,67 dólares) por tonelada, o fechamento mais fraco desde 31 de julho.

Na bolsa de Cingapura, o minério de ferro chegou a cair 2,5%, para 116,65 dólares, o menor nível desde 31 de agosto.

Na semana passada, o volume de minério de ferro importado estocado em portos chineses atingiu o maior nível desde abril, mostraram dados da consultoria SteelHome, enquanto Austrália e Brasil ainda têm aumentado os embarques.

Os embarques de minério de ferro da Austrália para a China pelo porto Port Hedland subiram 5,2% em agosto ante o mês anterior, para 40,2 milhões de toneladas, segundo dados da Refinitiv.

Enquanto isso, a brasileira Vale tem buscado expandir sua capacidade de produção anual para 450 milhões de toneladas, embora não tenha definido uma data para alcançar a meta. A companhia tem produzido atualmente a um ritmo de 318 milhões de toneladas por ano.

As exportações brasileiras de minério de ferro foram de em média 2,17 milhões de toneladas nos oito primeiros dias úteis de setembro, ante 2 milhões de toneladas/dia nos primeiros quatro dias, segundo a ANZ.

Por outro lado, a demanda por aço na China não tem atendido as expectativas, disseram analistas, o que tem ajudado a derrubar os futuros dos ferrosos.

"No verão, o mercado tinha fortes expectativas (de melhoria) para o inverno. No entanto, nem os dados semanais sobre aço da semana passada e nem os recentes dados do mercado imobiliário divulgados em agosto demonstraram totalmente uma demanda forte", disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.

O vergalhão de aço para construção na bolsa de Xangai caiu 0,3%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário