Dólar cai ante real com otimismo global, mas abandona mínimas do dia de olho em fiscal

O dólar era negociado em queda contra o real nesta segunda-feira, em início de semana marcado pelo otimismo internacional diante de dados promissores sobre a indústria da China, mas deixava para trás as mínimas do pregão à medida que o foco seguia nas eleições norte-americanas e nas perspectivas fiscais do Brasil.
Às 10:19, o dólar recuava 0,31%, a 5,5365 reais na venda, depois de ter chegado a tocar 5,5297 reais na mínima intradiária. O dólar futuro negociado na B3 caía 0,69%, a 5,5145 reais.
Diversos analistas citaram a notícia de que as empresas industriais da China registraram crescimento do lucro pelo quarto mês seguido em agosto como um dos principais fatores para a recuperação de ativos de risco de todo o mundo nesta segunda-feira.
Os futuros de Wall Street e as bolsas de valores europeias registravam ganhos depois da leitura positiva da China, enquanto o índice do dólar contra uma cesta de pares fortes caía 0,33%. Moedas arriscadas cujo movimento o real tende a acompanhar -- como rand sul-africano, peso mexicano e peso chileno -- operavam em alta.
Apesar do otimismo desta manhã, os agentes do mercado não descartavam a volatilidade para esta semana, que será marcada por importantes indicadores econômicos norte-americanos e contará com as eleições presidenciais dos Estados Unidos no sábado.
Com um prazo apertado antes de os norte-americanos partirem para as urnas, democratas na Câmara dos Deputados dos EUA estão trabalhando em um pacote de estímulo de 2,2 trilhões de dólares para combate aos efeitos do coronavírus e que pode ser votado esta semana. O mercado de trabalho da maior economia do mundo tem mostrado sinais de desaceleração desde que um programa de apoio a desempregados venceu no final de julho.
"A proximidade com as eleições presidenciais nos EUA e as incertezas trazidas por um possível mandato democrata continuam a pesar nas decisões de investimento", disse em nota Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset.
"Localmente", acrescentou, "a falta de avanços concretos na agenda de reformas do governo, com projetos em fase perigosamente embrionária mantém a elevada volatilidade, com especial choque nos mercados de renda fixa e no câmbio."
O presidente Jair Bolsonaro tem reunião marcada para as 11h desta segunda-feira com ministros e líderes para fechar detalhes da proposta da nova etapa da reforma tributária e do Renda Cidadã, programa substituto do Bolsa Família, e as medidas deverão ser encaminhadas na terça-feira ao Legislativo.
A incerteza fiscal sobre como esse auxílio seria financiado sem desrespeito ao teto de gastos tem sido uma das principais preocupações dos investidores locais nas últimas semanas, somando-se a um cenário de juros baixos, crescimento econômico fraco e tensões políticas em Brasília.
No ano de 2020, a moeda norte-americana acumula salto de cerca de 38% contra o real.
Na última sessão, na sexta-feira, o dólar à vista registrou alta de 0,74%, a 5,5538 reais na venda.
O Banco Central disse na última sexta-feira que iniciará na quarta-feira, dia 30, a rolagem de 130.890 contratos de swap cambial com vencimento em 3 de novembro de 2020, num total de 6,5 bilhões de dólares.
0 comentário
Países da UE não devem esconder-se atrás de interesses nacionais, afirma ministro das Finanças alemão
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março