Dólar cai ante real com otimismo global, mas abandona mínimas do dia de olho em fiscal

Publicado em 28/09/2020 10:21

LOGO REUTERS

O dólar era negociado em queda contra o real nesta segunda-feira, em início de semana marcado pelo otimismo internacional diante de dados promissores sobre a indústria da China, mas deixava para trás as mínimas do pregão à medida que o foco seguia nas eleições norte-americanas e nas perspectivas fiscais do Brasil.

Às 10:19, o dólar recuava 0,31%, a 5,5365 reais na venda, depois de ter chegado a tocar 5,5297 reais na mínima intradiária. O dólar futuro negociado na B3 caía 0,69%, a 5,5145 reais.

Diversos analistas citaram a notícia de que as empresas industriais da China registraram crescimento do lucro pelo quarto mês seguido em agosto como um dos principais fatores para a recuperação de ativos de risco de todo o mundo nesta segunda-feira.

Os futuros de Wall Street e as bolsas de valores europeias registravam ganhos depois da leitura positiva da China, enquanto o índice do dólar contra uma cesta de pares fortes caía 0,33%. Moedas arriscadas cujo movimento o real tende a acompanhar -- como rand sul-africano, peso mexicano e peso chileno -- operavam em alta.

Apesar do otimismo desta manhã, os agentes do mercado não descartavam a volatilidade para esta semana, que será marcada por importantes indicadores econômicos norte-americanos e contará com as eleições presidenciais dos Estados Unidos no sábado.

Com um prazo apertado antes de os norte-americanos partirem para as urnas, democratas na Câmara dos Deputados dos EUA estão trabalhando em um pacote de estímulo de 2,2 trilhões de dólares para combate aos efeitos do coronavírus e que pode ser votado esta semana. O mercado de trabalho da maior economia do mundo tem mostrado sinais de desaceleração desde que um programa de apoio a desempregados venceu no final de julho.

"A proximidade com as eleições presidenciais nos EUA e as incertezas trazidas por um possível mandato democrata continuam a pesar nas decisões de investimento", disse em nota Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset.

"Localmente", acrescentou, "a falta de avanços concretos na agenda de reformas do governo, com projetos em fase perigosamente embrionária mantém a elevada volatilidade, com especial choque nos mercados de renda fixa e no câmbio."

O presidente Jair Bolsonaro tem reunião marcada para as 11h desta segunda-feira com ministros e líderes para fechar detalhes da proposta da nova etapa da reforma tributária e do Renda Cidadã, programa substituto do Bolsa Família, e as medidas deverão ser encaminhadas na terça-feira ao Legislativo.

A incerteza fiscal sobre como esse auxílio seria financiado sem desrespeito ao teto de gastos tem sido uma das principais preocupações dos investidores locais nas últimas semanas, somando-se a um cenário de juros baixos, crescimento econômico fraco e tensões políticas em Brasília.

No ano de 2020, a moeda norte-americana acumula salto de cerca de 38% contra o real.

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar à vista registrou alta de 0,74%, a 5,5538 reais na venda.

O Banco Central disse na última sexta-feira que iniciará na quarta-feira, dia 30, a rolagem de 130.890 contratos de swap cambial com vencimento em 3 de novembro de 2020, num total de 6,5 bilhões de dólares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário