Dólar tem volatilidade contra real antes de debate presidencial nos EUA; cena fiscal segue sem radar

Publicado em 29/09/2020 10:57

LOGO REUTERS

O dólar mostrava volatilidade nesta terça-feira, refletindo cautela dos investidores internacionais antes do primeiro debate presidencial dos Estados Unidos, enquanto temores fiscais continuavam dominando a cena doméstica.

Às 10:42, o dólar avançava 0,26%, a 5.6500 reais na venda.

Após abrir com alta de cerca de 0,4%, em apenas meia hora de recuperar a divisa norte-americana caiu a 5.6064 reais, perda de 0,51%, tocando a mínima do dia antes de recuperar e bater 5, 6720 reais no máximo.

O movimento refletia as incertezas em torno das mudanças norte-americanas em dia de debate entre o atual presidente, Donald Trump, e seu adversário democrata, Joe Biden, enquanto os investidores continuavam de olho na Câmara dos Estados Unidos em busca de sinais de progresso nas compensado de um pacote de auxílio econômico.

"Há um pouco de cautela do mercado de maneira geral, e o investidor segue de olho para ver se vai sair um pacote de estimulo fiscal lá fora", explicou Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos.

No exterior, ativos considerados arriscados, como moedas emergentes pares do real, apresentavam desempenho misto, com os agentes do mercado operando em modo de espera.

Enquanto isso, no Brasil, dúvidas sobre a saúde das contas públicas continuavam sob os holofotes depois que o governo definiu que o projeto de auxílio Cidadã será custeado por recursos que não virão de cortes de gastos, levantando suspeitas sobre um "truque para esconder fuga do teto ", como disse no Twitter o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

A notícia já havia abalado o sentimento doméstico na segunda-feira, quando o dólar spot fechou em alta de 1,46%, a 5.6351 reais na venda, maior patamar desde 20 de maio.

"O mercado ainda está digerindo a notícia do financiamento do Renda Cidadã, e vai ficar à espera de alguma explicação do governo" sobre como conciliaria esse gasto com um orçamento já apertado, disse Victor Beyruti, destacando que o investidor "pode ​​estar chegando no menor nível de confiança que já teve neste governo; seguimos com o forte interesse no fiscal. "

Sidnei Moura Nehme, economista e diretor-executivo da ONG Corretora, disse em nota que, diante do cenário fiscal, "pode ​​estar próximo ao momento de 'jogar a toalha' e assumir tomada de posição defensiva, visto que os desequilíbrios devem alterar toda a dinâmica do país, já foi claudicante no convívio com a pandemia do coronavírus (...), e sem diretrizes consistentes de 'portas de saída' deste cenário conturbado que envolve a política monetária, fiscal e cambial do governo. "

Em 2020, o dólar já acumula ganho de mais de 40% contra a divisa brasileira, impulsionado por um cenário de juros baixos, incertezas fiscais e tensões políticas em Brasília, deixando o real na posição pior desempenho entre uma cesta de mais de 30 moedas nenhum ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário