STF começa a julgar se Petrobras pode vender refinarias sem aprovação legislativa

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quarta-feira uma ação que definirá se a Petrobras pode vender refinarias sem aprovação legislativa, processo que fez o governo Jair Bolsonaro montar uma operação envolvendo figuras do primeiro escalão para tentar assegurar uma vitória da estatal na corte.
Conforme a Reuters noticiou na véspera, o placar deve ser apertado a favor do governo, segundo três fontes com conhecimento do assunto. [L1N2GQ20T]
Uma delas disse que a corte vai sinalizar para a estatal petrolífera seguir adiante com seu pacote de venda de oito refinarias --ou cerca de 50% da capacidade de refino do país--, que estão entre os principais ativos do plano de desinvestimentos.
Os ministros vão avaliar um questionamento apresentado pelas Mesas da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Congresso Nacional, que argumentam que a operação defendida pela Petrobras seria ilegal, levando a "privatizações brancas", numa burla à necessidade de aval do Legislativo.
O julgamento vai começar com o relator da ação, Edson Fachin, apresentando um resumo do caso e sustentações orais de envolvidos, como representantes da Petrobras e do Congresso, por exemplo.
Um ministro do Supremo que pediu para não ser identificado disse à Reuters que há precedentes do próprio Supremo para processo de vendas das refinarias, como a que a Petrobras pretende fazer.
Outra fonte do STF que também falou sob a condição do anonimato reconheceu que o tribunal sabe da importância do tema para o governo e está ciente de que o atual momento de pandemia vai exigir esforços de todas as partes a fim de criar um ambiente de negócios e também aquecer a economia brasileira.
Segundo essa fonte, o presidente do Supremo, Luiz Fux, é sensível a temas de desenvolvimento econômico e pautará o que permitir o país a sair da estagnação.
0 comentário
Trump diz que EUA ficarão satisfeitos se Irã concordar em não possuir armas nucleares
Nasdaq lidera as perdas nas ações, com petróleo e custos de financiamento no foco
Trump suspende ataque ao Irã enquanto negociações continuam
Ibovespa fecha abaixo dos 177 mil pontos pressionado por Vale
Brasil pode realocar fluxos de exportações do agro em meio a acordo EUA-China
Dólar volta a fechar abaixo de R$5,00 após Trump adiar ataque contra o Irã