Comitê do governo aprova acionar usinas térmicas para preservar hidrelétricas
SÃO PAULO (Reuters) - O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), formado por autoridades do governo e órgãos técnicos da área de energia, decidiu aprovar o acionamento de termelétricas além do previsto por seus modelos computacionais para permitir que hidrelétricas poupem mais água nos reservatórios.
A decisão, em reunião extraordinária do CMSE nesta sexta-feira, ocorre diante de projeções de disparada no consumo de energia neste mês, em meio à gradual reabertura da economia após quarentenas devido ao coronavírus, e expectativas de chuvas irregulares na região das usinas hídricas, principal fonte de energia do Brasil.
Com isso, o CMSE autorizou o uso de geração térmica adicional-- ou "fora da ordem de mérito", no jargão do setor-- e importações junto à Argentina e/ou Uruguai a partir de sábado.
Essas medidas visam reduzir o uso das hidrelétricas do Sul, para que elas possam chegar ao final de outubro com mais de 30% de capacidade de armazenamento.
O uso das térmicas e importações também buscará compensar os efeitos de uma operação diferenciada autorizada pelo governo para as hidrelétricas de Furnas e Mascarenhas de Moraes, segundo o CMSE.
"A aplicação dessas medidas, que se iniciará a partir da próxima semana operativa (17 de outubro), será reavaliada semanalmente, em reuniões técnicas, visando verificar a necessidade da continuidade de sua adoção, bem como avaliar a adoção de ações adicionais", acrescentou o colegiado, em comunicado.

0 comentário
Importação de diesel pelo Brasil no ano salta com menor oferta e consumo aquecido, diz StoneX
Reunião do Copom de janeiro deve ter duas das nove diretorias vagas, dizem fontes
Vice-primeiro-ministro da China faz videochamada com secretário do Tesouro e representante comercial dos EUA
Gastos dos consumidores dos EUA desaceleram em setembro
Wall Street avança com dados de inflação aumentando apostas em corte de juros pelo Fed
Argentina busca retorno ao mercado global e anuncia leilão de título em dólares