Ações europeias recuam na semana conforme lockdowns abalam esperanças de recuperação

Alguns balanços fortes ajudaram os mercados acionários europeus a fecharem em alta nesta sexta-feira, mas as bolsas registraram as maiores quedas semanais e mensais desde um expressivo "sell-off" em março, à medida que uma nova rodada de lockdowns induzidos pelo coronavírus diminuía as perspectivas de uma recuperação econômica sustentada.
Os ganhos na grande empresa do setor de energia Total e em alguns bancos espanhóis impulsionaram o índice pan-europeu, que encerrou uma sessão volátil em alta de 0,2%.
Dados mostrando que a economia da zona do euro se recuperou mais fortemente do que o esperado também ajudaram a sustentar os mercados, mas os temores de que a recuperação seria interrompida conforme os países reintroduzissem as restrições para conter uma segunda onda da pandemia mantiveram os ganhos sob controle.
Com a Espanha, um dos piores epicentros da Covid-19 na Europa, declarando estado de emergência até o início de maio, e Alemanha e França reinstituindo restrições rígidas esta semana, o STOXX 600 perdeu mais de 5% na semana, empurrando o desempenho mensal para território negativo.
"Depois da surra no início da semana, a Europa está conseguindo evitar perdas maiores", disse Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado da trader online IG.
"Melhores números do PIB podem estar ajudando... mas é mais provável que seja devido ao entendimento de que, mesmo que o quarto trimestre seja absolutamente terrível, o BCE entrará, no devido tempo, com alguma forma de programa de auxílio."
Na quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) sinalizou de forma mais clara que vai flexibilizar a política monetária em dezembro para ajudar a economia durante a crise sanitária.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,08%, a 5.577 pontos.
. Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,36%, a 11.556 pontos.
. Em PARIS, o índice CAC-40 avançou 0,54%, a 4.594 pontos.
. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve alta de 0,4%, a 17.943 pontos.
. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,63%, a 6.452 pontos.
. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 2,12%, a 3.945 pontos.
0 comentário
Minério de ferro sobe com aumento da demanda por petróleo e matérias-primas
Importações de óleo de palma pela Índia caem 19% em março, ao menor nível em três meses
JBS chega a acordo provisório com trabalhadores em greve em fábrica nos EUA
Forças Armadas de Israel terão controle total de cidade do sul do Líbano em alguns dias, diz autoridade
Irã diz que bloqueio naval dos EUA é ilegal e ameaça retaliação
Milho/Cepea: Indicador segue estável, na casa dos R$ 69/sc