Ministério da Economia piora projeção para dívida bruta a 96% do PIB em 2020

O Ministério da Economia piorou nesta sexta-feira sua projeção para a dívida bruta em 2020 a 96% do Produto Interno Bruto (PIB), ante 93,9% antes, e indicou que, em caso de choque negativo, o indicador alcançará 125,2% do PIB em 2029.
Em seu cenário base, contudo, a pasta prevê que a dívida bruta seguirá em ascensão nos próximos anos até atingir 100,8% do PIB em 2026. A partir de então, ela recuaria até 98% do PIB em 2029.
O ministério também piorou sua estimativa para a dívida líquida a 68,2% do PIB neste ano, sobre 67,8% anteriormente.
As contas consideraram uma queda real do PIB de 5% em 2020, em linha com a projeção do mercado apontada no boletim Focus de 19 de outubro. Antes, a equipe econômica vinha considerando uma retração de 4,7% para a atividade econômica.
0 comentário
Minério de ferro sobe com aumento da demanda por petróleo e matérias-primas
Importações de óleo de palma pela Índia caem 19% em março, ao menor nível em três meses
JBS chega a acordo provisório com trabalhadores em greve em fábrica nos EUA
Forças Armadas de Israel terão controle total de cidade do sul do Líbano em alguns dias, diz autoridade
Irã diz que bloqueio naval dos EUA é ilegal e ameaça retaliação
Milho/Cepea: Indicador segue estável, na casa dos R$ 69/sc