Embrapa registra 1.200 adesões a plano de demissão e anuncia metas até 2030

Publicado em 04/11/2020 14:03

LOGO REUTERS

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) concluiu neste ano um plano de demissão incentivada que teve a adesão de cerca de 1.200 funcionários, em meio a um programa de reestruturação da estatal que inclui metas para ampliar sistemas produtivos sustentáveis, disse o presidente da companhia nesta quarta-feira.

Segundo Celso Moretti, a adesão ao plano de demissões desses 1.200 funcionários permitirá uma economia de 250 milhões de reais por ano para a empresa. Ele não falou no total gasto com o programa.

Além disso, em entrevista coletiva na internet para anunciar o novo Plano Diretor da Embrapa, ele afirmou que a companhia fechou 14 dos 16 escritórios de negócios espalhados pelo país, porque grande parte já não cumpria os objetivos propostos. A empresa também eliminou 41 cargos comissionados, completou.

Moretti mencionou que a Embrapa conta com 8.200 colaboradores, dos quais 2.200 pesquisadores.

Em meio a cortes no orçamento por conta da situação fiscal do governo, o presidente disse que a companhia está implementando um sistema de gestão integrada que vai "colocar a Embrapa em outro patamar".

"A Embrapa vai seguir entregando valor para sociedade, contribuindo para que a agricultura seja movida a ciência, mas ela está fazendo seu dever de casa, melhorando sua eficiência, seu trabalho organizacional", comentou.

Ele admitiu que as metas ligadas à gestão no plano até 2030 estão relacionadas à reestruturação que será realizada na empresa e também às mudanças já em andamento.

Ao mesmo tempo, Moretti afirmou que existe negociação com os ministérios da Agricultura e da Economia para a recomposição de algumas vagas de pesquisadores e analistas, mas acrescentou que até 2021 estão vedados concursos públicos que não estavam previstos.

"Vamos trabalhar para recompor a força em algumas unidades, mas estamos trabalhando para redistribuir a nossa força de trabalho. Algumas regiões estão bem aquinhoadas e em outras regiões temos déficit. A partir do ano que vem vamos começar a nos planejar para que, a partir de 2022, possamos pensar em fazer concursos", completou.

METAS SUSTENTÁVEIS

Ele citou que, considerando as metas da Embrapa relacionadas à mitigação de mudanças do clima, a companhia tem o objetivo de colaborar para, até 2025, ampliar em 10 milhões de hectares o uso de sistemas integrados de recuperação de pastagens no Brasil, "contribuindo para mitigação de 60 milhões de CO2 equivalente".

"Há 30 anos a Embrapa trabalha com sistemas de integração de lavoura-pecuária-floresta. A nossa ideia é que com o avanço dessa tecnologia e incorporação de novas áreas de pastagens, sobretudo pastagens degradadas... (possamos) levar o Brasil a ter mais 10 milhões de hectares em sistemas integrados", afirmou.

O Brasil já desenvolve esses sistemas integrados em cerca de 17 milhões de hectares, citou o presidente da Embrapa.

Outro objetivo da empresa é, até 2025, incrementar em 20% o benefício econômico gerado por práticas agropecuárias e tecnologias sustentáveis desenvolvidas pela companhia e parceiros.

"Desde a década de 90 a Embrapa vem trabalhando com bioinsumos, a fixação biológica de nitrogênio é o grande exemplo. Ano passado o produtor brasileiro deixou de gastar 22 bilhões de reais em adubos nitrogenados...", disse ele, citando técnicas que permitem que fixação no solo de nitrogênio da atmosfera.

A companhia também quer aumentar a receita com o licenciamento de produtos, que hoje gira em torno de 35 milhões a 40 milhões de reais.

"Pretendemos aumentar a receita fazendo ajustes no modelo de negócios", disse ele, observando que atualmente a Embrapa recebe royalties das tecnologias, mas que a mudança passa por formar sociedades de propósito específico com sócios, para a divisão de riscos e lucros.

Entretanto, o presidente admitiu que algumas metas podem ficar comprometidas se a Embrapa tiver "restrições orçamentárias sérias".

"Estamos trabalhando para recompor o orçamento da Embrapa, temos tido reuniões semanais com a ministra Tereza Cristina (Agricultura) e tenho fé que consigamos recompor o orçamento para que consigamos realizar as entregas que nos comprometemos", declarou, sem detalhar valores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário