Fed mantém política monetária inalterada enquanto Biden chega mais perto da vitória eleitoral

Publicado em 05/11/2020 18:43

LOGO REUTERS

Por Howard Schneider e Ann Saphir

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve manteve sua política monetária de afrouxamento intacta nesta quinta-feira e se comprometeu novamente a fazer o que puder nos próximos meses para sustentar uma recuperação econômica norte-americana ameaçada pela pandemia e por incertezas em meio a uma eleição presidencial ainda indefinida.

Os resultados da votação de terça-feira ainda estavam sendo apurados em alguns Estados-chave, embora o candidato democrata à presidência, Joe Biden, estivesse perto dos 270 votos mínimos necessários para vencer a Casa Branca.

O Fed, banco central dos EUA, não comentou sobre a eleição em seu comunicado de decisão de política monetária divulgado após reunião de dois dias.

Em entrevista coletiva após a divulgação do comunicado, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que a economia dos EUA agora está se recuperando mais lentamente depois de ser impulsionada no início do ano por ajuda fiscal e pela reabertura de algumas empresas.

"A recuperação geral nos gastos das famílias deve-se em parte aos pagamentos de estímulo e aos benefícios de desemprego ampliados, que forneceram apoio essencial a muitas famílias e indivíduos", disse Powell a repórteres.

Ele também disse que o recente aumento nas infecções por coronavírus nos Estados Unidos e no exterior é "particularmente preocupante", e afirmou que o distanciamento social e máscaras são necessários para ajudar a conter o vírus e apoiar a economia.

“Uma recuperação econômica total é improvável até que as pessoas estejam confiantes de que é seguro se engajar novamente em uma ampla gama de atividades”, disse Powell.

Em um comunicado praticamente idêntico ao emitido na reunião de setembro, o Fed repetiu sua promessa de usar seu "amplo conjunto de ferramentas" para sustentar a economia e prometeu não considerar o aumento das taxas de juros até que o emprego máximo fosse recuperado e a inflação estivesse acima de sua meta de 2%.

"A atividade econômica e o emprego continuaram a se recuperar, mas permanecem bem abaixo de seus níveis no início do ano", disse o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do banco central em uma decisão unânime, que deixou a principal taxa de juros do banco central inalterada, próxima de zero. "A pandemia da Covid-19 está causando enormes dificuldades humanas e econômicas nos Estados Unidos e em todo o mundo."

O Fed disse que por enquanto continuará comprando "ao menos" 120 bilhões de dólares por mês em títulos do governo, e usará suas outras ferramentas e programas conforme necessário dependendo de como a economia evolui.

RISCOS À RECUPERAÇÃO

O relatório de emprego nos EUA para outubro, a ser divulgado pelo Departamento do Trabalho na sexta-feira, dará a visão mais atualizada sobre a rapidez com que a economia está levando os milhões de desempregados pela pandemia de volta ao trabalho.

Mas, além disso, o Fed vai estar agora aguardando para ver se o presidente republicano Donald Trump permanece no cargo ou se o democrata Joe Biden assume o controle da Casa Branca, e o que cada cenário pode significar em termos de gastos adicionais do governo para ajudar os que estão sem trabalho.

"Os riscos para a recuperação econômica aumentaram desde a última reunião do Fed em setembro, com aumento dos casos de coronavírus, crescimento mais lento do emprego, falta de novos estímulos para consumidores e pequenas empresas e agora uma eleição presidencial não resolvida", disse Greg McBride, analista financeiro chefe do Bankrate, por email.

"O Fed fez o que pode fazer neste momento, apesar de dizer que ainda tem uma gama de ferramentas disponíveis."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário