Vacina da Pfizer: "resultado impressionante, isso é melhor do que a maioria de nós previu", diz especialista

Publicado em 09/11/2020 11:08
REPERCUSSÃO da notícia "Pfizer e BioNTech dizem que sua vacina contra Covid-19 é 90% eficaz"

LOGO REUTERS

(Reuters) - A Pfizer informou nesta segunda-feira que sua vacina experimental contra a Covid-19 se mostrou ser 90% eficaz na prevenção da doença com base em dados iniciais de um estudo amplo, numa grande vitória na luta contra uma pandemia que matou mais de 1 milhão de pessoas, abalou a economia global e impactou o cotidiano das pessoas.

A Pfizer e sua parceira alemã BioNTech são as primeiras farmacêuticas a anunciarem dados bem-sucedidos de um ensaio clínico em larga escala com uma potencial vacina contra o coronavírus. A seguir estão as reações à notícia. LAWRENCE YOUNG, PROFESSOR DE ONCOLOGIA MOLECULAR DA UNIVERSIDADE DE WARWICK, REINO UNIDO

"É difícil interpretar a análise intermediária, mas parece muito encorajadora."

"Nesta... análise preliminar, há uma redução significativa na Covid-19, e eu interpreto isso como significando que... os indivíduos não estão desenvolvendo a doença, mas não nos diz nada sobre se as pessoas estão sendo infectadas ou não."

NIKESH PATEL, CHEFE DE ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO da KEMPEN CAPITAL MANAGEMENT, LONDRES

“Esta é a primeira notícia que permite que os governos comecem a planejar com antecedência para quando as economias possam começar a se reabrir adequadamente após os lockdowns. Isso lhes dá mais visibilidade e solidez sobre a política fiscal que podem tomar.

"A política monetária só pode ir até certo ponto nesta altura e precisa haver uma resposta fiscal para uma recuperação real e esse tipo de notícia é ótima, pois permite que os governos dêem essa resposta fiscal sem medo de uma assistência infinita." NEIL WILSON, ANALISTA CHEFE DE MERCADO DA MARKETS.COM "Embora não estejamos lá ainda, a notícia de que esta vacina pode ser altamente eficaz é a melhor coisa que os mercados podem esperar. As autoridades de saúde pública vão nos lembrar que há um longo caminho pela frente e muitos desafios serão enfrentados ao longo do caminho, mas é um enorme senso de otimismo hoje --luz no fim do túnel. Vamos apenas esperar que os negacionistas da vacina não atrapalhem, mas 2021 acabou de ficar muito mais brilhante." JOHN MOORE, PROFESSOR DA WEILL CORNELL MEDICAL COLLEGE, NOVA YORK

"Não consigo ver nada problemático."

Quanto ao que isso significa para outras vacinas, Moore disse: "A Moderna provavelmente funcionará bem, dado o design e desempenho semelhantes, e a Novavax também, porque parece mais potente. É mais difícil julgar as outras candidatas."

MICHAEL HEAD, PESQUISADOR SÊNIOR EM SAÚDE GLOBAL, UNIVERSIDADE DE SOUTHAMPTON

"Isso cautelosamente parece um excelente resultado dos testes de fase 3, mas devemos permanecer um pouco cautelosos. Os resultados provisórios são disponibilizados em um comunicado à imprensa e o estudo está em andamento. No entanto, se os resultados finais mostrarem a eficácia perto de 90%, com resposta em populações idosas e de minorias étnicas, isso é um resultado excelente para uma vacina de primeira geração.

"Isso já foi visto antes --a vacina contra o ebola produzida rapidamente gerou níveis muito altos de eficácia e superou todas as expectativas. Da mesma forma, bilhões de dólares e numerosos ensaios clínicos têm lutado para produzir qualquer forma de vacinação contra o HIV. A ciência pode ser imprevisível." AZRA GHANI, PRESIDENTE DE EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS INFECCIOSAS, IMPERIAL COLLEGE DE LONDRES "Esses novos resultados representam a primeira demonstração de eficácia substancial de uma vacina candidata contra a doença Covid-19, o que é uma notícia muito bem-vinda. É importante ter em mente que esses resultados iniciais são baseados em um número relativamente pequeno de casos. Além disso, a estimativa de eficácia é baseada em sete dias de acompanhamento dos participantes após a segunda dose; dados adicionais nas próximas semanas e meses fornecerão uma imagem melhor da eficácia da vacina a longo prazo.”

WILLIAM SCHAFFNER, ESPECIALISTA EM DOENÇAS INFECCIOSAS DO CENTRO MÉDICO DA UNIVERSIDADE DE VANDERBILT, NASHVILLE, TENNESSEE, ESTADOS UNIDOS

"Os dados de eficácia são realmente impressionantes. Isso é melhor do que a maioria de nós previu. Eu teria ficado encantado com a eficácia de 70% ou 75%. 90% é muito impressionante para qualquer vacina. O estudo ainda não foi concluído, mas mesmo assim os dados parecem muito sólidos."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário