Trump demite secretário da Defesa que não quis usar militares contra manifestantes

Publicado em 09/11/2020 17:22

LOGO REUTERS

Por Phil Stewart e Idrees Ali

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que demitiu o secretário da Defesa, Mark Esper, parecendo usar seus últimos meses no cargo após a derrota eleitoral para acertar contas com membros do governo.

Trump divergiu de Esper em uma série de temas e ficou particularmente irritado com a oposição pública do secretário às suas ameaças de usar forças militares para conter protestos de rua contra a injustiça racial, depois que um policial branco matou o homem negro George Floyd em Mineápolis.

No Twitter, Trump disse que Christopher Miller, diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo, assumirá como secretário da Defesa interino. O Senado dificilmente confirmará qualquer novo indicado antes de Trump deixar o cargo em janeiro.

"Mark Esper foi eliminado", tuitou Trump, acrescentando que Miller será "efetivado imediatamente" como secretário interino

O Pentágono não quis comentar de imediato.

Fontes disseram que Esper já encarava a perspectiva de uma renúncia ou demissão desde a eleição da semana passada, particularmente se Trump conquistasse um segundo mandato.

Trump, que vem se recusando obstinadamente a reconhecer sua derrota eleitoral, tem tido um relacionamento difícil com o Pentágono, onde Esper e quadros de alta patente vêm se esforçando para não serem vistos como instrumento político do governo Trump.

(Reportagem adicional de Daphne Psaledakis e Susan Heavey)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário