Dólar tem leve queda ante real mas caminha para fechar semana agitada em alta

Publicado em 13/11/2020 10:15

LOGO REUTERS

O dólar era negociado com leve queda contra o real nesta sexta-feira, mas caminhava para fechar uma semana agitada -- de foco na vitória de Joe Biden nas eleições norte-americanas e em notícia de sucesso em uma vacina para a Covid -- em alta.

Às 10:12, o dólar recuava 0,26%, a 5,4651 reais na venda.

Embora a semana tenha sido marcada por motores positivos nos mercados financeiros globais, como a perspectiva de relações comerciais mais calmas sob uma gestão democrata nos Estados Unidos e notícias de sucesso de mais de 90% em uma vacina para a Covid-19 da Pfizer, o dólar caminhava para registrar alta semanal de quase de 1,5%, depois de ter fechado a última sexta-feira em 5,39 reais na venda.

Segundo nota de Sidnei Nehme, economista e diretor-executivo da NGO Corretora, um dos motivos para a recuperação da busca por segurança, que pode se traduzir na valorização do dólar, é o "temor efetivo do risco acentuado do retorno da pandemia do coronavírus", que deixou a eleição de Joe Biden a presidente dos EUA em segundo plano.

O temor dos investidores é de que medidas para contenção da pandemia nas principais economias do mundo, como nos Estados Unidos e na Europa, possa minar a recuperação econômica diante de uma forte recessão.

Além disso, escreveu Nehme, "no Brasil há a já presente e substantiva dificuldade por parte do governo de administrar o déficit fiscal atual, o que o mantém sob efetivo risco de romper o teto orçamentário, e que vem ensejando fortes ruídos políticos e larga apreensão do mercado financeiro."

Dúvidas sobre como o governo conciliaria gastos com um novo pacote de auxílio econômico a um Orçamento apertado para 2021 têm dominado o radar dos investidores domésticos -- que seguem frustrados com atrasos na agenda de reformas estruturais -- há meses.

Na quinta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o plano do governo para auxílio emergencial atualmente é encerrá-lo ao fim deste ano, com retorno ao Bolsa Família como programa de transferência de renda.

Guedes também reconheceu que a classe política tomou a decisão de discutir a eventual estruturação de um novo programa de transferência de renda mais à frente, já que o momento é de eleições municipais.

Nesta sexta-feira, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, disse que o país precisa urgentemente de reformas ou ficará em uma situação muito complicada em termos fiscais, de geração de emprego e renda.

No ano de 2020, o dólar acumula salto de cerca de 36% contra o real.

O dólar negociado no mercado interbancário fechou a última sessão em alta de 1,15%, a 5,4792 reais na venda.

O contrato mais líquido de dólar futuro ganhava 0,08%, a 5,4665 reais.

Neste pregão, o Banco Central fará leilão de swap tradicional para rolagem de até 12 mil contratos com vencimento em abril e agosto de 2021.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário