Pode ser tarde demais para acordo comercial do Brexit, diz Autoridade da UE

Publicado em 16/11/2020 09:05

LOGO REUTERS

Uma sênior da União Europeia disse nesta segunda-feira que "já pode ser tarde demais" para fechar qualquer acordo comercial com o Reino Unido antes de que sua filiação informal à União Europeia expira no final deste ano caso os negociadores do Brexit fechem um acordo nesta semana ou na próxima.

A Irlanda, o país da UE mais exposto ao Brexit, disse nesta segunda-feira que o Reino Unido e o bloco têm até 10 dias para destravar e evitar que tarifas e cotas se aposentar o valor estimado de um trilhão de dólares em comércio anual em apenas seis semanas.

"Eles ainda não chegaram exatamente aonde esperavam", disse um dos diplomatas da UE, enquanto as conversas entre o negociador do bloco, Michel Barnier, e seu colega britânico, David Frost, eram retomadas em Bruxelas.

Um diplomata sênior da UE, também falando sob condição de anonimato, acrescentou: "O Reino Unido tem escolhas a fazer".

Uma terceira fonte diplomática da UE disse: "Não se pode dizer que as coisas não mudaram, uma vez que os negociadores estão escrevendo um texto jurídico juntos. Portanto, há algum avanço. Mas ainda falta muito."

"As questões de igualdade de condições, governança e pesca estão pendentes. Assim como decisões sérias a serem tratados pelo Reino Unido."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário