Amarramos a mão de propósito com o forward guidance e ele está funcionando, diz diretor do BC

Publicado em 18/11/2020 12:10

LOGO REUTERS

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, afirmou nesta quarta-feira que a autoridade monetária amarrou a mão de propósito quando lançou mão da orientação futura (forward guidance), pela qual se comprometeu a não elevar os juros desde que algumas condições fossem satisfeitas.

"A gente amarrou a mão de propósito com o forward guidance", disse ele, em live promovida pelo jornal Valor Econômico.

Segundo Serra, a medida veio pela percepção de era necessário gerar mais estímulo monetário entendendo que o nível da taxa de juros na reunião do Copom de agosto --quando a Selic foi reduzida de 2,25% para 2%-- não seria capaz de entregar a inflação na meta no horizonte relevante, conforme mandato do BC.​​

"A gente precisava de instrumento adicional. E amarrar a mão faz parte da forma como o forward guidance é utilizado não só no Brasil, como em outros lugares. Foi intencional", disse.

Serra afirmou ainda que há aproximação do IPCA do centro da meta de inflação em 2020, o que é sempre desejável, e que a inflação para 2021 voltou a caminhar na direção correta, embora "ainda longe e distante do centro da meta".

"O que a gente tem até agora é que forward guidance está prestando serviço que a gente gostaria que ele prestasse, e as cláusulas dele estão de pé: regime fiscal de pé, expectativa longa ancorada de pé", afirmou.

"Então ele vai sair automaticamente do jogo quando as nossas projeções e expectativas de mercado se aproximarem do centro da meta no horizonte relevante", completou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário