Investidores estrangeiros estão gradualmente recompondo suas posições no Brasil, diz técnico do BC

Publicado em 25/11/2020 13:00

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - Os investidores estrangeiros estão gradualmente recompondo suas posições no Brasil, afirmou nesta quarta-feira o chefe do departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, ao comentar os ingressos observados neste mês até o dia 20.

Enquanto em ações e fundos de investimento houve entrada de 4,87 bilhões de dólares no período, em títulos de dívida o ingresso foi de 1,264 bilhão de dólares.

Em outubro, os dados também ficaram positivos: 2,799 bilhões de dólares em ações e fundos de investimento e 2,671 bilhões de dólares em títulos de dívida.

"Em todos os meses de junho até outubro, e também novembro se a parcial se confirmar, já são seis meses de ingressos todos os meses", disse Rocha, sobre o resultado líquido do investimento em carteira negociado no mercado doméstico.

"Eu qualificaria dizendo que os investidores estrangeiros estão recompondo suas posições e sua exposição ao país", acrescentou ele, frisando que essa recomposição ainda é parcial, já que só de fevereiro a março houve saída de 35 bilhões de dólares do país.

De acordo com a nota do setor externo divulgada nesta quarta-feira pelo BC, no acumulado do ano até outubro o país ainda registra saída de 21,603 bilhões de dólares, sendo 17,659 bilhões de dólares em ações e fundos de investimento e 3,944 bilhões de dólares em títulos de dívida.

Na véspera, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse ver "cabo de guerra muito grande" nas compras e vendas na bolsa brasileira entre investidores locais e estrangeiros, com compra feita por locais institucionais e venda liderada por estrangeiros.

Mais uma vez, Campos Neto destacou a importância da credibilidade fiscal para os investidores internacionais voltarem a fazer aportes no país.

"É importante que fluxo de estrangeiros em equity volte para o Brasil, a gente já viu um pouco nas últimas semanas de entrada, e eu acho que, fazendo trabalho de credibilidade bem-feito, tem bastante dinheiro aí para voltar."

MOVIMENTO DE CÂMBIO

Nesta quarta-feira, o BC também divulgou suas parciais para o mercado de câmbio, que mostraram ingresso líquido de 1,2 bilhão de dólares até o dia 20 de novembro, sendo 5,7 bilhões de dólares no saldo financeiro, com participação "importante" dos fluxos de portfólio, de mais de 6 bilhões de dólares, disse Rocha. Já o saldo comercial ficou negativo em 4,5 bilhões de dólares.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário