Chinesa Spic faz parceria no Brasil, aposta no longo prazo e ajuda para aliviar tensões

Publicado em 26/11/2020 15:05

LOGO REUTERS

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica chinesa Spic assinou nesta quinta-feira uma parceria com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), da estatal Eletrobras, para desenvolver estudos que visam ampliar o uso de sistemas inteligentes e renováveis, em um movimento que pode ajudar a aliviar eventuais tensões nas relações entre os dois países, avaliaram executivos.

Segundo a CEO da Spic Brasil, Adriana Waltrick, a companhia vai destinar 20 milhões de reais "a fundo perdido" para colocar os projetos em andamento, que deverão envolver pesquisas em energia inteligente integrada, células de combustíveis a hidrogênio e baterias para armazenamento.

"A energia inteligente é um dos pilares do negócio da Spic Brasil", ressaltou a executiva em entrevista a jornalistas, acrescentando que a empresa segue interessada em projetos hidrelétricos no país, assim como renováveis e de segurança energética, como térmicas com gás do pré-sal.

Questionados se iniciativas em inovações tecnológicas poderiam colaborar para reduzir tensões entre Brasil e China --após a embaixada chinesa ter reagido ao que chamou de "comentários difamatórios" feitos por um filho do presidente Jair Bolsonaro sobre a tecnologia da Huawei--, os executivos da Spic e do Cepel comentaram que a cooperação é sempre bem-vinda para as relações entre as nações.

"A cooperação sempre contribui para reduzir tensões... a cooperação alivia, evita que tensões sejam ampliadas, se existem (tensões), ela (cooperação) certamente contribui para reduzir...", disse o diretor-geral do Cepel, Amílcar Guerreiro.

A CEO da Spic Brasil, por sua vez, afirmou que a companhia tem "excelente relacionamento com autoridades setoriais, e que a cooperação no campo da inovação "desconhece fronteiras".

"A Spic é uma parceira do Brasil e tem visão de longo prazo", disse.

Pouco antes, durante o evento de assinatura do memorando de entendimento entre Spic e Cepel, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ressaltou a "satisfação de iniciar a nova parceria com o intuito de desenvolver troca de experiências em projetos de energia" com a estatal chinesa.

Segundo ele, a parceria com a Spic, que detém a outorga da hidrelétrica São Simão, entre Goiás e Minas Gerais, e empreendimentos eólicos na Paraíba, contribuirá para ampliar os "elevados índices de produtividade que o Brasil possui na geração de eletricidade de fontes renováveis".

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., também presente no evento, disse que tem a "honra" de chamar a Spic de parceira. "O mundo anseia por inovação e cooperação diariamente, temos acompanhado os avanços na busca da vacina da Covid-19... por isso é oportuno que estejamos reunidos para celebrar as duas coisas, a cooperação e a inovação", afirmou.

Ele disse ainda que o memorando de entendimento representa o "estreitamento dos laços" entre as empresas e o Brasil e a China.

EMPREENDIMENTOS NO BRASIL

A CEO da Spic reiterou que a energia hidrelétrica "é um dos pilares de crescimento no Brasil", especialmente após a experiência com a usina de São Simão, e destacou que a empresa está atenta a oportunidades no segmento "em voo solo" e com parceria.

"Temos alguns pilares de crescimento, um deles é o hidrelétrico, tanto operacional quanto 'greenfield' (projetos novos), afirmou.

O segundo pilar de crescimento envolve renováveis de menor porte, como energia eólica e solar, e de geração híbrida, assim que a regulação desta última estiver definida, disse ela.

"E gente sempre tem olhar sobre a segurança energética, e aí encontramos projetos térmicos a gás natural, especialmente o gás no pré-sal, é a nossa última parceria firmada...", disse ela, em referência à compra de participação em complexo no porto de Açu, no Rio de Janeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário