IGP-M tem alta de 3,28% em novembro com pressão da inflação ao produtor, diz FGV

Publicado em 27/11/2020 08:51

LOGO REUTERS

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir 3,28% em novembro, depois de avanço de 3,23% no mês anterior, uma vez que os preços das commodities no atacado pressionara o índice segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A expectativa em pesquisa da Reuters para o dado mensal era de uma alta de 3,22%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, acelerou a alta a 4,26% em novembro, depois de ganhar 4,15% em outubro.

O grupo Matérias-Primas Brutas subiu 5,60% em novembro, ante 5,55% em outubro, enquanto os Bens Intermediários registraram alta de 4,07%, ante 3,74% no mês anterior.

Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços, o avanço nos preços de commodities agropecuárias importantes colaboram para a consolidação do IPA, e consequentemente, para a alta do índice geral. "Nesta edição, destacaram-se milho (10,95%

para 21,85%), trigo (2,32% para 19,20%) e bovinos (6,92% para 7,40%)", acrescentou.

A pressão para o consumidor ficou ligeiramente mais fraca, dado que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% sobre o índice geral, passou a subir 0,72% no mês, de alta de 0,77% em outubro.

A principal colaboração para esse resultado partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação, que desacelerou sua alta de 3,10% para 1,44% em novembro, refletindo o arrefecimento do preços das passagens aéreas.

O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, registrou alta de 1,29% em novembro, depois de subir 1,69% em outubro.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário