Tempo está se esgotando para acordo comercial do Brexit, dizem Reino Unido e UE

Publicado em 30/11/2020 09:26

LOGO REUTERS

O Reino Unido e a União Europeia alertaram nesta segunda-feira que o tempo está acabando para um acordo comercial do Brexit, e os negociadores em disputa sobre auxílio estatal, fiscalização e pesca à medida que tentam evitar uma saída tumultuada dentro de um mês.

O Reino Unido finalmente deixará a órbita da UE em 31 de dezembro, quando termina um período de transição de adesão informal, embora ambos os lados estejam correndo para fechar um acordo que abrange quase 1 trilhão de dólares em comércio.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que luta contra o pior número de mortos oficiais pela Covid-19 da Europa, disse que um acordo seria preferível, mas que o Reino Unido prosperaria sem um acordo quando ficasse sozinho após 48 anos de filiação ao bloco.

"Agora realmente estamos ficando sem tempo. Esta é a semana crucial -- precisamos conseguir um avanço", disse o secretário britânico do Meio Ambiente, George Eustice, à Sky, acrescentando que, se um bom progresso for feito esta semana, as negociações poderiam ser prorrogadas.

A UE transmitiu uma mensagem parecida.

"Estamos ficando sem tempo aqui", disse o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney. "A verdade do Brexit agora está sendo exposta em termos de seus desafios."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário