Chefe do BC local diz que China não deve monetizar déficit, informa mídia estatal

Publicado em 30/11/2020 11:39

LOGO REUTERS

A China não pode monetizar seu déficit fiscal e deveria construir uma proteção entre os fundos fiscais e do banco central para evitar riscos, disse nesta segunda-feira o presidente do banco central do país, Yi Gang, ao jornal oficial Shanghai Securities News.

Uma queda induzida pelo coronavírus na economia chinesa no início deste ano gerou um debate entre economistas chineses sobre se o banco central deveria monetizar o déficit fiscal comprando títulos do governo, medida também conhecida como flexibilização quantitativa.

"Precisamos implementar um sistema independente de gestão do orçamento financeiro do banco central e evitar a monetização do déficit fiscal", disse Yi, segundo o jornal local.

A China deveria construir uma proteção entre os fundos fiscais e do banco central para evitar que a autarquia assuma os riscos de crédito das empresas, disse Yi.

O Banco do Povo da China não pode comprar títulos do governo no mercado primário, mas pode fazê-lo no mercado secundário.

Yi, comentando sobre o 14º Plano Quinquenal da China, disse que o banco central vai enriquecer seu kit de ferramentas de política monetária e aprofundar reformas nos juros para ajudar a aperfeiçoar a transmissão das políticas, de forma a melhor apoiar a economia real.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário