Consumidores da zona do euro deixam dinheiro após pandemia aumentar apelo de cartões, diz BCE

Os consumidores da zona do euro têm pago mais com cartão e menos com dinheiro desde o início da pandemia do coronavírus e planejam continuar fazendo isso após o fim da crise sanitária, à medida que as lojas facilitam o pagamento eletrônico, mostrou uma pesquisa do Banco Central Europeu nesta quarta-feira.
O surto está acelerando uma mudança existente, embora gradual, de menor uso do dinheiro à medida que novos meios de pagamento sem contato -- por meio de cartões, telefones e até relógios -- se tornam disponíveis.
Cerca de 40% dos entrevistados na pesquisa do BCE disseram que usaram menos dinheiro desde o início da pandemia, e 87% deles pretendem manter esse hábito mesmo após o surto.
O motivo mais comum para a mudança foi que os pagamentos eletrônicos passaram a ser mais convenientes para os varejistas, seguido pelo medo de serem infectados por meio de notas bancárias.
A pesquisa foi realizada nas duas últimas semanas de julho. Em toda a zona do euro, 17.779 pessoas foram entrevistadas.
0 comentário
Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição