Mnuchin e Powell pressionam novamente por acordo para ajudar economia a enfrentar inverno com Covid

Publicado em 02/12/2020 15:43

LOGO REUTERS

Os chefes do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e do Federal Reserve renovaram nesta quarta-feira seus apelos aos parlamentares para que cheguem a um acordo sobre fundos adicionais para ajudar as pequenas empresas a sobreviver nos próximos meses, antes que uma vacina contra o coronavírus esteja em amplo uso e permita a recuperação econômica.

Em um segundo dia de depoimentos a comitês do Congresso, o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o chair do Fed, Jerome Powell, disseram ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara que ação fiscal adicional é necessária como seguro contra outra contração na atividade no curto prazo.

Há meses o Congresso está em desacordo sobre ajuda adicional, depois que os parlamentares concordaram com mais de 3 trilhões de dólares em auxílio nos primeiros momentos da pandemia, que desencadeou a recessão mais profunda desde a Grande Depressão.

"Seria muito útil e muito importante que houvesse apoio fiscal adicional para a economia, para realmente nos ajudar no inverno", disse Powell. "Acho que avançamos muito mais rápido do que esperávamos e agora temos um grande aumento nos casos de Covid, o que pode pesar sobre a atividade econômica. As pessoas podem desistir de atividades nas quais estavam envolvidas ou não se envolver em novas atividades."

"Seria útil se pudéssemos fazer isso, se vocês pudessem fazer isso", disse Powell.

"Eu encorajaria o Congresso, especialmente nas próximas semanas, vamos tentar fazer algo", disse Mnuchin.

A aparição desta quarta-feira seguiu-se a uma audiência perante o Comitê Bancário do Senado na terça-feira e contou com muitas das mesmas disputas partidárias sobre a decisão de Mnuchin de encerrar vários programas de empréstimos de emergência do Fed no final deste mês, uma medida que os democratas disseram que parecia contradizer seu apelo pela ajuda a empresas que podem ter tomado empréstimos desses programas.

Mnuchin repetiu que estava apenas seguindo a lei e que não havia motivação política por trás da medida, que os democratas afirmam ter sido adotada deliberadamente para minar a capacidade da administração do presidente eleito Joe Biden de responder a uma crise econômica em curso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário