Dólar avança contra real em meio a cautela internacional e doméstica

Por Luana Maria Benedito
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar registrava alta contra o real nesta sexta-feira, mesmo após anúncio de leilão de linha pelo Banco Central, refletindo nervosismo dos investidores em relação às tensões entre Estados Unidos e China e à saúde das contas públicas brasileiras.
Às 10:13, o dólar avançava 0,66%, a 5,1115 reais na venda, enquanto o dólar futuro negociado na B3 subia 1,06%, a 5,1105 reais.
Segundo Vanei Nagem, responsável pela Mesa de Câmbio da Terra Investimentos, "o comportamento (do mercado doméstico)estava mais colado com o exterior", em meio a clima mais cauteloso.
Nas últimas semanas, esperanças em relação à distribuição de vacinas contra a Covid-19 e às negociações de mais estímulo econômico nos EUA forneceram apoio ao apetite por risco, o que têm representado alguma pressão para a divisa norte-americana. Nesta sexta-feira, no entanto, o índice do dólar contra uma cesta de pares fortes recuperava algum fôlego, oscilando entre estabilidade e leve alta.
Sinais recentes de tensão entre os Estados Unidos e a China foram apontados por diversos analistas como um fator de cautela nesta manhã, depois que fontes disseram à Reuters que os EUA vão acrescentar dezenas de empresas chinesas a uma lista de proibições de comércio.
No Brasil, Vanei Nagem chamou a atenção para o leilão de venda de até 2 bilhões de dólares em linhas de moeda estrangeira conjugada com compra futura desses recursos anunciado para esta sexta-feira pelo Banco Central.
Ele explicou que essa é uma operação comum no final do ano, em meio a alterações na liquidez do mercado. Nesse período, o tradicional aumento de remessas de lucros e dividendos para o exterior e demanda de importadores podem pressionar a oferta de dólar, levando a uma maior pressão no cupom cambial, que por sua vez é amenizada por essa modalidade de leilão.
Nesta manhã, o anúncio não foi suficiente para anular a alta da moeda norte-americana, mas alguns analistas apontavam para possibilidade de arrefecimento do dólar no decorrer da sessão.
O BC também fará nesta sexta leilão de swap tradicional de até 16 mil contratos com vencimento em maio e setembro de 2021.
Enquanto isso, com a aproximação do fim de 2020, as incertezas fiscais brasileiras continuavam no radar dos mercados, em meio a temores de que o governo fure seu teto de gastos em 2021 de forma a financiar medidas de auxílio econômico.
Atrasos da agenda de reformas do governo e na apresentação da PEC Emergencial, que tem o objetivo de regulamentar o teto de gastos com gatilhos e tratar de temas do pacto federativo, também têm sido fatores prejudiciais para o apetite por risco no mercado doméstico.
Na véspera, a divisa norte-americana teve queda de 0,59%, a 5,0782 reais na venda.
O dólar caminhava para registrar alta semanal de cerca de 1% contra o real. No ano, a moeda acumula ganho de aproximadamente 27% em relação à divisa brasileira.
0 comentário
Dólar fecha no maior valor do ano e acumula alta de 9,15% na semana pós-eleição
Ibovespa tem pior semana desde a pandemia com ajustes pós-eleição
Taxas dos DIs encerram semana com altas acumuladas de mais de 250 pontos-base após vitória de Lula
Debate sobre ajuste fiscal esbarra em resistências de aliados de Lula na largada
Ações europeias recuam por preocupações com IA ao fim de melhor mês desde junho
Ibovespa recua com exterior reforçando ajuste negativo pós-eleição