Produtores argentinos encerram greve após fim de teto para exportação de milho

Agricultores argentinos encerraram uma greve de vendas de três dias nesta quarta-feira, pouco antes do momento originalmente marcado, após o governo do país ter eliminado um limite de 30 mil toneladas por dia para as exportações de milho e concordado em liberar os embarques.
O limite às exportações, que havia sido imposto no início da semana, gerou críticas dos agricultores, que afirmaram que a medida prejudicaria a produção local. A Argentina é a terceira maior exportadora de milho do mundo, além de maior fornecedora global de farelo de soja.
O teto de 30 mil toneladas diárias para os embarques de milho veio após uma decisão do governo de suspender todas as exportações da commodity em janeiro e fevereiro, que foi tomada no final de dezembro e teve vida curta. Segundo o Ministério da Agricultura da Argentina, os limites tinham como objetivo garantir ampla oferta doméstica de alimentos e preços acessíveis.
No entanto, três grandes associações agrícolas do país --conhecidas pelas siglas em espanhol CRA, FAA e SRA-- se opuseram à medida, afirmando que não há escassez de milho na Argentina e que limitar as exportações aumentaria a incerteza.
"Foi demonstrado claramente que o limite às exportações de milho era um erro", disse em entrevista coletiva o presidente da SRA, Daniel Pelegrina, acrescentando que "nosso objetivo foi alcançado."
A curta greve de vendas promovida pelos agricultores não teve efeito nas exportações argentinas, segundo a câmara CIARA-CEC, que reúne processadores de oleaginosas e empresas agroexportadoras.
Como parte de um acordo negociado com as entidades rurais na terça-feira, o Ministério da Agricultura suspendeu o limite diário de exportação e formou uma comissão para monitorar os preços internos do milho.
A greve de três dias havia causado preocupações no país, desesperado pelas receitas em dólares obtidas com as exportações em momento em que enfrenta uma longa recessão e as consequências econômicas da pandemia de Covid-19.
0 comentário
Dólar fecha em alta no Brasil com exterior no radar
Ibovespa fecha em alta puxado por bancos e Vale apesar de Petrobras
Trump diz que EUA e Irã estão conversando neste momento
Trump diz que Fed deveria reduzir taxa de juros
Drones atacam vizinhos do Irã, enquanto Teerã parece testar pausa mais recente de Trump
Rússia diz estar disposta a considerar novas ideias sobre processo de paz na Ucrânia