BC anuncia mudanças em coleta de projeções para o relatório Focus

Por Isabel Versiani
BRASÍLIA (Reuters) - A pesquisa Focus do Banco Central, que coleta projeções do mercado para uma série de indicadores macroeconômicos, passará a considerar, nas expectativas para a taxa de câmbio, a média da taxa Ptax de venda do período analisado, e não mais a taxa vigente no último dia do período.
Para a taxa anual, será considerada a taxa média de dezembro, e não mais a do último dia útil do ano.
Essas foram algumas das mudanças anunciadas nesta sexta-feira pelo BC para o relatório Focus e que passam a valer na próxima terça-feira (19).
O BC informou também que as projeções para IGP-DI, IPA-DI, IPA-M, INPC, IPCA-15 e IPC-Fipe deixarão de ser coletadas, assim como as taxas médias anuais de câmbio e Selic.
Os horizontes de projeção para IPCA, Selic, câmbio e PIB foram ampliados para cerca de dois anos, e as séries e as estatísticas das variáveis fiscais passarão a ser divulgadas para os dez anos à frente.
O BC também anunciou a modernização da interface para o registro de dados para as cerca de 140 instituições que participam do levantamento.
0 comentário
Minério de ferro de Dalian cai apesar de indicação de greve na BHP
Autoridades do BCE mantêm em aberto possibilidade de alta dos juros em julho
Memorando de paz entre EUA e Irã pode ser assinado no domingo em Genebra, diz fonte
Governo Lula acelera ações com apelo popular antes de restrições do calendário eleitoral
Refinarias brasileiras alimentaram esquema ligado ao PCC, segundo fonte e documentos
Índice de Xangai registra primeiro avanço semanal em um mês