Yellen diz que mercados devem determinar valor do dólar

Publicado em 19/01/2021 17:47 101 exibições

LOGO REUTERS

Por Andrea Shalal e David Lawder

WASHINGTON (Reuters) - Janet Yellen, indicada do presidente eleito Joe Biden para o cargo de secretária do Tesouro, afirmou que o valor do dólar norte-americano deve ser determinado pelos mercados, e que a adoção de metas de taxas de câmbio por outros países para obter vantagens comerciais é "inaceitável".

Yellen afirmou aos parlamentares do Senado em sua audiência de confirmação nesta terça-feira que os Estados Unidos deveriam se opor às tentativas de outros países de manipular artificialmente os valores de moedas para obter vantagens comerciais.

"Eu acredito em taxas de câmbio determinadas pelo mercado. O valor do dólar norte-americano e de outras moedas deve ser determinado pelos mercados", disse Yellen, ex-chair do Federal Reserve.

"Os EUA não buscam uma moeda enfraquecida para obter vantagem competitiva e devemos nos opor às tentativas de outros países de fazê-lo", disse ela aos membros do Comitê Financeiro do Senado do país. "O direcionamento intencional de taxas de câmbio para obter vantagem comercial é inaceitável."

Se confirmada, Yellen disse que trabalhará para implementar a promessa de Biden de "se opor a toda e qualquer tentativa de países estrangeiros de manipular artificialmente os valores da moeda para obter uma vantagem injusta no comércio".

Secretários do Tesouro anteriores também afirmaram seu compromisso com uma taxa de câmbio determinada pelo mercado, e alguns nos últimos anos têm dito que um dólar forte é do interesse dos EUA. Nesta terça, no entanto, Yellen não endossou um dólar fortalecido.

A indicada também não deu exemplos de países que ela acredita estarem manipulando suas divisas.

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário