China se preocupa com fraqueza do consumo conforme economia se recupera da Covid-19

Publicado em 20/01/2021 09:26

LOGO REUTERS

Por Gabriel Crossley e Kevin Yao

PEQUIM (Reuters) - A China vai avaliar alterar suas políticas econômicas para fazer com que os consumidores gastem mais, disseram assessores do governo depois que a vendas no varejo surgiram como o ponto fraco nos dados do Produto Interno Bruto (PIB), destacando a necessidade de reformas.

Eles disseram que embora o suporte ao emprego seja importante no curto prazo, reformas para ajudar a engordar as carteiras das pessoas são necessárias para aumentar os gastos domésticos --uma prioridade da estratégia de "dupla circulação" do presidente Xi Jinping para reduzir a dependência da China dos mercados externos.

"Precisamos discutir maneiras de aumentar a renda", disse Yao Jingyuan, assessor do gabinete chinês. "Quem não gasta se for rico?"

Os assessores são influentes em Pequim, e suas recomendações devem ser consideradas. Pedidos de aprofundamento das reformas para incentivar o consumo doméstico têm aumentado desde que Xi apresentou a estratégia de dupla circulação no ano passado.

Permitir mais migração para cidades, aumentar o salário mínimo e relaxar restrições como a que incide sobre a venda de carros em grandes cidades podem ser algumas das iniciativas avaliadas, disseram os assessores.

A economia da China cresceu 2,3% em 2020, de acordo com dados oficiais divulgados nesta semana, sendo provavelmente a única grande economia a expandir no ano passado.

Mas as vendas no varejo caíram 3,9% no ano, marcando a primeira contração desde 1968, e o consumo final pesou sobre o crescimento pela primeira vez em ao menos quatro décadas, segundo os dados.

De forma preocupante para as autoridades, as vendas varejistas subiram apenas 4,6% em dezembro na comparação anual, abaixo das expectativas e enfraquecendo pela primeira vez desde que passou a aumentar sustentadamente ante as perdas provocadas pela pandemia.

EMPREGOS

Os assessores disseram à Reuters que, para aumentar o consumo, a renda precisa subir. E para isso, os empregos são essenciais.

A taxa de desemprego oficial, que analistas econômicos dizem subnotificar as reais perdas de emprego, subiu com força no início do ano antes de ficar em 5,2% em dezembro.

Embora o setor exportador tenha visto um recente aumento das contratações, analistas dizem que a demanda no mercado de trabalho permanece fraca em certos setores, especialmente serviços.

"Devemos começar com a estabilização do emprego, porque só podemos aumentar a renda do cidadão comum quando o emprego estiver garantido", disse Xu Hongcai, vice-diretor da comissão de política econômica da Associação Chinesa de Ciência Política.

Xu disse que aumentar o salário mínimo, permitir que mais moradores rurais se mudem para as cidades e fortalecer as redes de segurança social vão ajudar a aumentar a renda, e portanto os gastos, no longo prazo.

(Reportagem adicional de Cheng Leng)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário