Ibovespa avança com expectativa de mais estímulos nos EUA

Publicado em 20/01/2021 11:37

LOGO REUTERS

A bolsa paulista adotava um viés positivo na manhã desta quarta-feira, com as atenções voltadas para os Estados Unidos, onde Joe Biden toma posse como presidente do país e pode anunciar medidas relevantes em termos de estímulos para a economia norte-americana.

Às 11:25, o Ibovespa subia 0,48%, a 121.220,27 pontos. O volume financeiro somava 4,36 bilhões de reais.

Biden fará o juramento como 46º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, assumindo o comando de um país assolado por profundas divisões políticas e atingido pela pandemia.

"Será fundamental acompanhar os passos do novo governo para entendermos seu foco, suas principais medidas e a direção que o país irá tomar em vários vetores, econômicos, geopolíticos e sociais", afirmou o estrategista Dan Kawa, da TAG Investimentos.

Agentes financeiros ponderam, contudo, que o clima favorável a ativos de risco no exterior pode ter atenuado no Brasil pelos ruídos no cenário político e preocupações com o quadro fiscal.

"A nuvem de pessimismo não se dissipa", afirmou a equipe da corretora Planner, citando, além dos riscos fiscais e políticos, notícias preocupantes sobre a economia, principalmente a extensão da crise com a pandemia e atraso na chegada de vacinas.

Na véspera, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) adiou para março a entrega das primeiras doses da vacina da AstraZeneca a serem produzidas no Brasil por causa do atraso na chegada do insumo farmacêutico ativo (IFA) da China.

Também na terça-feira, o Brasil registrou 1.192 novas mortes em decorrência da Covid-19 e a notificação de 62.094 novos casos de coronavírus.

DESTAQUES

- B2W ON subia 6,03%, capitaneando os ganhos de papéis de comércio eletrônico, com a sua controladora LOJAS AMERICANAS PN avançando 4,30%. VIA VAREJO ON tinha alta de 3,63% e MAGAZINE LUIZA ON ganhava 3,20%.

- SUZANO ON e KLABIN UNIT valorizavam-se 2,99% e 2,81%, respectivamente, tendo de pano de fundo cenário favorável para o setor. O BTG Pactual reiterou recomendação de compras para as ações citando mais uma rodada de aumentos nos preços de celulose pelos principais produtores.

- USIMINAS PNA caía 1,53%, com o setor de mineração e siderurgia sem uma tendência única. VALE mostrava acréscimo de 0,34%.

- PETROBRAS PN subia 0,8%, em meio ao avanço do petróleo no exterior. A companhia também confirmou na véspera que a Ultrapar está liderando negociações para a aquisição da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). ULTRAPAR ON tinha elevação de 1,98%.

- ITAÚ UNIBANCO PN cedia 0,39% e BRADESCO PM perdia 0,11%, com o setor como um todo mais fraco do que o Ibovespa, com exceção de BTG PACTUAL UNIT, que subia 0,56%.

- LIGHT ON, que não está no Ibovespa, caía 4,2% após concluir uma oferta de ações que movimentou 2,7 bilhões de reais. O follow-on permitiu à Cemig alienar sua participação de 22,6% na companhia de energia e captar 1,37 bilhão de reais. CEMIG PN cedia 0,28%.

- MRV ON subia 2,03%, em sessão positiva também para outras construtoras em meio à divulgação de prévias operacionais do quarto trimestre de 2020. Na véspera, Lavvi e Tenda também reportaram seus números, que alguns analistas consideraram fortes, ajudando no avanço de 2,48% e 1,74% das respectivas ações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário