Embaixador da China nega entrave político para liberação de vacinas, diz Maia

Publicado em 20/01/2021 12:27

LOGO REUTERS

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira que o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, negou qualquer entrave político para a importação de insumos para vacinas contra a Covid-19 a serem produzidas no Brasil e disse trabalhar junto ao governo chinês para acelerar o processo.

Maia, que se reuniu na manhã desta quarta com o embaixador, afirmou em entrevista à GloboNews que há aspectos técnicos a serem superados para a liberação dos insumos. Segundo ele, Wanming disse trabalhar para superar "rapidamente" os "trâmites técnicos".

"Ele (Wanming) abriu a conversa já relatando que de forma nenhuma haveria obstáculos políticos para a exportação dos insumos da China", relatou o presidente da Câmara.

"Ele disse que trabalha junto ao governo chinês para que a gente possa acelerar a exportação, no nosso caso, a importação, desses insumos para que possamos restabelecer logo a produção. Então entendi a reunião como muito positiva", afirmou Maia, acrescentando que o embaixador demonstrou "boa vontade".

Maia garantiu ter ficado claro na conversa desta quarta que não há impedimentos políticos por conta das reiteradas declarações negativas a respeito da China por parte do presidente Jair Bolsonaro e de auxiliares e familiares dele. A exportação dos insumos esbarra, segundo ele, em aspectos formais.

"Esses trâmites técnicos estarão sendo superados rapidamente e ele (o embaixador) vai trabalhar para que se possa acelerar a exportação dos insumos e vai nos atualizar da posição do governo e da produção e da possibilidade dessa antecipação da exportação de insumos para o nosso país", afirmou.

Maia negou que tenha tratado de datas para a chegada desses insumos e disse ter transmitido a preocupação da Câmara com a chegada da matéria-prima para a produção de vacinas no país tanto no Instituto Butantan quanto na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), justamente em um momento de uma segunda onda da Covid-19 mais forte e com perspectiva de maior demanda do sistema de saúde.

Questionado, o presidente da Câmara disse ter informações, de outras fontes que não o embaixador, que o governo brasileiro não procurou a embaixada chinesa para tratar da aceleração da liberação dos insumos.

De acordo com Maia, os dois também comentaram a participação da China no leilão de frequências da rede 5G no Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário