Nova variante do coronavírus é encontrada em quase metade dos casos em Manaus

Publicado em 23/01/2021 09:17

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - Uma variante do novo coronavírus já responde por cerca de metade das novas infecções em Manaus, levantando preocupações sobre um risco maior de disseminação, alertou uma pesquisadora nesta sexta-feira.

Uma equipe liderada pela imunologista Ester Sabino coletou dados genômicos de testes de Covid-19 em Manaus que indicaram que 42% dos casos confirmados estavam infectados pela nova variante, que possui mutações semelhantes às variantes britânica e sul-africana.

"Essa frequência saiu em nossos dados de dezembro, a gente está terminando janeiro ainda, mas está aumentando", disse Ester Sabino, professora associada do Departamento de Molestias Infecciosas da Faculdade de Medicina da USP, sobre os resultados preliminares publicados no fórum Virological.org.

Segundo ela, é muito provável que a nova variante brasileira seja mais transmissível do que a cepa dominante atual, ainda que isso não esteja comprovado de forma definitiva.

A capital do Amazonas está sofrendo atualmente uma segunda onda brutal de casos de Covid-19 que sobrecarregou seu sistema hospitalar e esgotou os suprimentos de oxigênio, causando a morte de dezenas de pessoas, de acordo com os médicos.

Manaus resistiu à imposição de lockdown e distanciamento social, mas os pesquisadores acreditam que o aumento também é agravado pela nova variante, detectada pela primeira vez há duas semanas no Japão, depois que quatro pessoas viajaram de Manaus para aquele país.

"Tudo indica que (essa variante) é a forma que está evoluindo em Manaus”, afirmou a pesquisadora.

Ester fez um apelo às autoridades de saúde brasileiras para reforçar a vigilância do surto de coronavírus em Manaus e região, e também em todo o Brasil. "Isso tem que ser monitorado", afirmou.

A nova variante, identificada como P.1, que possui as mutações N501Y e E484K, foi detectada em 13 das 31 amostras de testes PCR positivos coletadas em Manaus entre 15 e 23 de dezembro. Estava ausente nas amostras de análise do genoma vistas entre março e novembro, destacando a rapidez com que apareceu e se reproduziu.

Diante da possibilidade de uma forma mais contagiosa do coronavírus, o grupo pediu à autoridade da aviação civil que intensifique o monitoramento nos principais aeroportos com chegada de Manaus, cidade isolada acessível principalmente por avião ou barco.

Brasil registra 1.096 novas mortes por Covid-19 e total atinge 215.243

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou nesta sexta-feira 1.096 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 215.243, informou o Ministério da Saúde.

Também foram notificados 56.552 novos casos de coronavírus no Brasil, com o total de infecções confirmadas atingindo 8.753.920, acrescentou a pasta.

O Brasil, que passa por um agravamento da pandemia, é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

Estado brasileiro mais afetado pela doença, São Paulo atingiu nesta sexta as marcas de 1.679.759 casos e 51.192 mortes.

Diante do cenário atual, o governo paulista anunciou a ampliação das medidas restritivas que visam conter o avanço do vírus, colocando todo o Estado na "fase vermelha" do plano de combate à doença entre 20h e 6h nos dias úteis e também aos finais de semana e feriados.

"Para se ter uma ideia, nós atingimos, num período de 45 dias, as mesmas cifras que havíamos atingido em cinco meses, de março até agosto, mostrando uma circulação muito mais rápida, uma dinâmica da pandemia no nosso meio de uma forma muito mais intensa", disse em entrevista coletiva o secretário de Saúde paulista, Jean Gorinchteyn.

Conforme os dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus, com 677.809 casos, mas o Rio de Janeiro aparece na segunda posição em termos de óbitos contabilizados, com 28.592 mortes.

O Brasil ainda possui, segundo a pasta, 7.594.771 pessoas recuperadas da Covid-19 e 943.906 em tratamento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário