China passa a fazer testes retais para detectar covid-19, diz TV estatal (no Poder360)

Publicado em 27/01/2021 16:10 e atualizado em 27/01/2021 16:43
Em pessoas do grupo de risco; e em quem chega do exterior... Médico diz que detecção é eficaz

Para conter a pandemia, o país tem realizado testes em massa e decretado lockdown nas regiões nas quais são registrados picos de novos casos de covid-19. A China voltou em janeiro a registrar alta de novos contaminados, depois de 5 meses sem variação no número de casos. O pico foi em 21 de janeiro, com 144 pessoas diagnosticadas com covid-19, segundo dados do monitor Worldometer.

Os picos em determinados locais do país levaram as autoridades de saúde a testar dezenas de milhares de pessoas pelo método RT-PCR. Para esse teste, normalmente as amostras são retiradas do nariz ou da garganta.

No entanto, segundo a emissora pública CCTV, moradores de vários bairros de Pequim onde foram descobertos casos recentemente, as pessoas têm sido submetidas a testes por via retal. A medida também está sendo imposta a pessoas em quarentena obrigatória em hotéis, incluindo viajantes que chegam do exterior.

O médico Li Tongzeng, do hospital You’an em Pequim, afirmou à CCTV que o teste retal “aumenta a taxa de detecção de pessoas infectadas” porque o coronavírus permanece mais tempo no ânus do que no trato respiratório.

Segundo a TV estatal, os testes retais não serão generalizados porque “não são práticos o suficiente“.

“Considerando que a coleta anal não é tão conveniente quanto os de garganta, no momento apenas grupos-chave, como aqueles em quarentena, recebem ambos”, afirmou Tongzeng.

De acordo com as autoridades da China, mais de 1.000 crianças em idade escolar e professores foram testados pelo ânus, pela garganta e pelo nariz na última semana, além de fazer o teste de anticorpos. A medida foi adotada após a descoberta de um caso assintomático, de acordo com autoridades locais.

Segundo a Bloomberg, na 2ª feira (25.jan.2021), passageiros de um voo de Changchun (capital e maior cidade da província de Jilin) para Pequim tiveram de desembarcar após autoridades descobrirem que uma pessoa de uma área considerada de alto risco para transmissão do vírus estava a bordo. Os passageiros foram levados a um hotel, onde profissionais de saúde coletaram amostras pelo nariz e pelo ânus. 

Como é que a COVID-19 realmente se parece (Xinhua)

Cientistas revelaram como é a COVID-19. O vírus infectou quase 100 milhões de pessoas, matando mais de 2 milhões em todo o mundo. "Ver é acreditar. É provável que as pessoas ignorem o perigo, se ninguém for capaz de vê-lo, especialmente se ele for um patógeno muito pequeno." (Xinhua, estatal chinesa)

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Poder360/Xinhua

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário