Ministro das Finanças do Japão e Yellen terão primeira conversa por telefone, diz fonte

TÓQUIO (Reuters) - O ministro das Finanças japonês, Taro Aso, e a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, conversarão por telefone pela primeira vez nesta segunda-feira, disse uma fonte do governo, à medida que os dois países continuam sua batalha para amortecer o golpe econômico da Covid-19.
A conversa provavelmente será realizada na noite desta segunda-feira, no horário de Tóquio, disse a fonte à Reuters sob condição de anonimato devido à delicadeza do assunto.
Aso disse ao Parlamento no mês passado que esperava manter conversas online com a nova secretária do Tesouro dos EUA o mais rápido possível, acrescentando que as opiniões do Japão sobre os principais tópicos econômicos estavam em linha com as expressas por Yellen em seu depoimento ao Congresso norte-americano.
O foco para as autoridades japonesas é a política cambial dos EUA sob o governo Biden, devido à longa história de Tóquio de ter que controlar os investidores ou intervir diretamente nos mercados de câmbio para lidar com picos indesejados do iene que prejudicam as exportações.
(Por Takaya Yamaguchi e Leika Kihara)
0 comentário
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin