BNDES diz que repassará R$38 bi ao Tesouro nas próximas semanas em pagamento de dívidas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) repassará ao Tesouro nas próximas semanas 38 bilhões de reais, na liquidação antecipada de mais uma parcela de dívidas com a União, informou o banco nesta segunda-feira.
Segundo o BNDES, o saldo remanescente das dívidas com o Tesouro, antes deste novo pagamento, é de aproximadamente 160 bilhões de reais. O valor não inclui 36 bilhões de reais em instrumento especial de capital próprio que também são devidos pelo banco.
O BNDES informou, ainda, que já recebeu comunicação do Tribunal de Contas da União sobre deliberação acerca da ilegalidade dos empréstimos e a exigência de que seja apresentado um cronograma de devoluções dentro de 60 dias.
"Análises adicionais acerca do cronograma solicitado pela recente decisão do TCU serão efetuadas ao longo das próximas semanas, e eventuais informações relevantes serão divulgadas tão logo aprovadas nas alçadas competentes do Banco", disse o BNDES.
O secretário do Tesouro, Bruno Funchal, disse no mês passado que espera receber do BNDES mais de 100 bilhões de reais este ano, com "boa parte" desse valor entrando no primeiro semestre.
0 comentário
Índice STOXX 600 atinge recorde com alta de ações de energia e papéis de tecnologia e finanças caem
S&P 500 e Dow Jones ficam estáveis após dados de emprego; Alphabet e Microsoft pressionam Nasdaq
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$294 milhões na última semana, diz BC
Lula mantém liderança sobre Flávio no primeiro e segundo turno, mostra Genial/Quaest
Ibovespa renova máxima com Suzano e TIM em destaque e dados dos EUA no radar
Presidente do BCE pede ação urgente em cinco áreas críticas da UE, diz fonte