Minério de ferro despenca na China com demanda fraca antes de feriado

Minério de ferro despenca na China com demanda fraca antes de feriado
Source: Reuters
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os preços do minério de ferro despencaram nesta terça-feira, com participantes do mercado ficando cautelosos antes do feriado de Ano Novo Lunar na China, que dura uma semana a partir de 11 de fevereiro.
O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian, para entrega em maio, encerrou o pregão diurno com queda de 5,6%, a 933,50 iuanes (144,51 dólares) por tonelada, após ter tocado 925 iuanes, menor nível desde 10 de dezembro.
Na bolsa de Cingapura, a matéria-prima do aço viu o contrato para março desabar até 6%, para 142 dólares por tonelada, antes de recuperar algum terreno para operar em baixa de 5,1%.
"Como as coisas estão, nós estimamos 150 dólares para o minério de ferro como a média aproximada do ponto de equilíbrio para a produção de aço chinesa, que é onde os preços estão agora", disse Howie Lee, economista do OCBC Bank em Cingapura.
"Com várias restrições a viagens em Hebei e a chegada do Festival de Primavera, o mercado está naturalmente vendo uma fraqueza na demanda", adicionou Lee, em referência à principal província siderúrgica chinesa, onde foram encontrados novos grupos de casos de Covid-19.
Além do menor apetite a risco dos investidores antes do feriado, os preços dos produtos siderúrgicos e matérias-primas ficaram sob pressão devido a um enfraquecimento das margens de lucro do aço na China.
Os preços do aço recuaram 2,2% na bolsa de Xangai.
A produção semanal de vergalhão de aço na China caiu 3,2% entre 21 e 27 de janeiro, segundo uma amostra de 137 siderúrgicas, com menores margens e a demanda fraca levando muitas usinas a colocarem instalações em manutenção, disse a consultoria MySteel.
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral