Preços dos alimentos sobem na China antes das comemorações do Ano Novo Lunar

Publicado em 04/02/2021 10:11

Wang Chunxia, ​​uma aposentada na China, começou a fazer compras para a grande festa do Ano Novo Lunar para sua família de cinco pessoas, e está preocupada com o quanto precisará gastar até mesmo para o básico, como carne e vegetais.

“Os preços de vegetais, carne de porco, peixe e camarão estão todos subindo”, disse Wang, que mora na cidade de Baoji, na província de Shaanxi. Gastar nas comemorações deste ano pode custar-lhe mais de 1.000 yuans (US $ 155), o dobro do valor do ano passado e perto do que recebe como pensão mensal, disse ela.

O infeliz momento do pico nos preços se deve ao ressurgimento do coronavírus, que a China pensava conter, e a um inverno muito mais frio do que o normal. A combinação de eventos está aumentando os custos dos alimentos e provocando a inflação, assim como as famílias exigem mesas cheias para as festividades de ano novo.

Alimentos mais caros

Os preços da carne suína, que haviam recuado após uma rápida recuperação no número de suínos após o surto de peste suína africana, voltaram a se aproximar de seus máximos em setembro. Um congestionamento nos portos está afetando o fornecimento da carne favorita da China, bem como de frutos do mar, já que as autoridades exigem inspeções de todas as importações de alimentos congelados depois que traços do coronavírus foram encontrados nos alimentos e embalagens.

Vegetais Caros

Os preços dos vegetais dispararam devido ao clima excepcionalmente frio, que prejudicou as safras nas principais áreas de cultivo do sul. O índice de preços de atacado de produtos agrícolas do Ministério do Comércio subiu para uma alta histórica no mês passado, com repolhos e couve-flor registrando os maiores ganhos.

Constrangimentos logísticos por causa da viagem restrições para controlar a propagação do vírus estão impedindo o transporte de frutas e legumes. Nas últimas semanas, partes do norte da China, onde vivem dezenas de milhões de pessoas, foram bloqueadas após um aumento de casos centrado na província de Hebei. Os motoristas de caminhão que entregam produtos das regiões do sul, como Hainan, Yunnan e Sichuan em Pequim, precisam passar por Hebei e passar por testes.

E para piorar, os mercados financeiros de produtos agrícolas estão em alta. Os preços do milho e da soja na Bolsa de Commodities de Dalian atingiram níveis históricos, mesmo com importações recordes em 2020, enquanto a China vasculha o mundo para alimentar sua enorme população de porcos. Os esforços da China para impulsionar o crescimento após a pandemia, afrouxando a oferta de dinheiro, também são parcialmente culpados, de acordo com Ma Wenfeng, analista da Beijing Orient Agribusiness Consultant Co.

“Muitos estão apostando em produtos agrícolas porque são essenciais para a vida diária, incluindo trigo, milho, soja e vegetais”, disse Ma.

Carne assada

Com o Festival da Primavera se aproximando, os legisladores estão garantindo aos consumidores que há uma ampla oferta. A oferta doméstica de carne suína pode ser cerca de 25% maior em janeiro e fevereiro em relação ao ano passado, de acordo com o Ministério da Agricultura. As autoridades também estão oferecendo à venda quantidades maiores de trigo e carne suína das reservas estaduais.

O principal planejador econômico da China pediu na quinta-feira que os governos locais façam um trabalho melhor para garantir o abastecimento adequado de alimentos e estabilizar os preços. Também prometeu “reprimir severamente” o entesouramento ilegal e a manipulação de preços.

Os preços dos alimentos devem cair, mas somente após o feriado. O governo deve apertar a política monetária, especialmente no segundo semestre, o que irá conter a especulação nos mercados agrícolas, disse Meng Jinhui, analista sênior da Shengda Futures Co. Importações maciças de grãos , novas liberações de reservas estatais e a recuperação contínua em o rebanho de porcos também deve ajudar a esfriar os mercados.

Isso é pouco consolo imediato para Wang e sua família. Ela já decidiu abrir mão de favoritos como geléia de torresmo e pernil de bovino refogado, pratos frios populares durante o festival, mas está relutante em voltar atrás na refeição mais importante do ano.

“É uma vez por ano e não importa o quão caro seja, você tem que ter esses pratos para o jantar de reencontro”, disse ela.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário