A fatura mundial da alimentação deve continuar crescendo com a farra de compras de safras da China

Publicado em 04/02/2021 10:15

O apetite voraz da China por safras está restringindo ainda mais a oferta global de grãos e preparando o cenário para uma prolongada alta nos custos dos alimentos.

Um índice das Nações Unidas de preços de alimentos saltou novamente no mês passado para uma nova alta de seis anos, com os grãos quase na vanguarda do avanço, já que a China compra grandes quantidades para alimentar seus rebanhos de suínos. A demanda mais forte do que o esperado levou a ONU a dobrar sua previsão para as importações de milho da China e fazer um rebaixamento "maciço" de suas reservas, revisando as estimativas de oferta para as últimas temporadas.

O mundo está lutando com o aperto no fornecimento de commodities básicas, à medida que a pandemia do coronavírus prejudica a renda e piora a fome global . Países como Turquia , Quênia e Brasil estão enfrentando uma rápida inflação de alimentos, e o maior exportador de trigo, a Rússia, está colocando restrições às vendas no exterior em uma tentativa de domar os custos domésticos do pão.

“Os preços devem ficar mais firmes e a incerteza provavelmente continua nos principais mercados de alimentos”, disse Abdolreza Abbassian, economista sênior da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, por telefone.

A farra de compra de grãos da China está sendo impulsionada por uma forte recuperação de seus rebanhos de suínos que foram atingidos por uma doença mortal e seus compromissos de acordos comerciais para impulsionar as compras agrícolas dos EUA. Pequim também esvaziou em grande parte suas reservas estatais de milho nos últimos anos, levando a déficits crescentes de grãos e compradores buscando suprimentos alternativos, incluindo trigo e cevada.

O país asiático encomendou 6 milhões de toneladas de milho dos EUA apenas na semana passada e também comprou grandes quantidades de soja, cevada e carne de todo o mundo. A FAO elevou sua estimativa das importações de milho da China para 20 milhões de toneladas nesta temporada, e a gigante do agronegócio Archer-Daniels-Midland Co. estimou compras ainda mais altas.

A enxurrada de vendas nos Estados Unidos tornou o fornecimento "incontroversamente apertado" no início da temporada, disse o Rabobank. As chuvas no Brasil, outro importante exportador, também estão paralisando as safras de soja, atrasando o plantio da safra de milho que normalmente se segue.

Os futuros das safras estão sendo negociados perto de máximas plurianuais e a FAO espera que uma medida das reservas de grãos em relação à demanda caia para a menor em sete anos nesta temporada. As medidas da Rússia e da Argentina para limitar os embarques de safras exacerbaram a alta dos preços, disse a agência em um relatório.

Queda de abastecimento

Não são apenas os preços dos grãos que estão subindo. Os custos do óleo vegetal monitorados pela FAO subiram para o máximo em oito anos no mês passado em safras menores de palma na Indonésia e na Malásia, enquanto açúcar, carne e laticínios também ficaram mais caros.

Ainda assim, colheitas melhores à frente podem ajudar a conter as preocupações, com Brasil e Argentina prontos para colher safras em breve e as primeiras condições na Europa estão se saindo bem para o trigo. As melhorias na pandemia à medida que as vacinas são lançadas também podem aliviar as interrupções na cadeia de abastecimento e reduzir a necessidade de os países acumularem alimentos .

“Estamos muito à mercê da situação da safra final no hemisfério sul e até que ponto isso pode manter os preços um pouco mais sob controle”, disse Abbassian. “Grandes compras inesperadas de milho, como as das últimas semanas, podem ter impactos perturbadores para os mercados globais de alimentos, por isso precisam ser monitoradas de perto.”

 

Leia Mais:

+ FAO: Preços dos alimentos sobem acentuadamente em janeiro

+ Preços dos alimentos sobem na China antes das comemorações do Ano Novo Lunar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário