Comissão Mista para Orçamento de 2021 será instalada na quarta-feira

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) tem reunião convocada para a manhã da quarta-feira, quando deve ser instalada, ocasião em que será formalizado um presidente e a composição do colegiado.
Essa comissão, especificamente, terá curta duração, já que será instalada para a análise do Orçamento de 2021. Uma vez concluída essa tarefa, será constituída uma nova CMO, dessa vez para a análise das demais matérias orçamentárias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.
A expectativa dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é que o Orçamento deste ano esteja aprovado pelo Congresso até março.
A CMO deveria ter aprovado o Orçamento deste ano até dezembro de 2020, mas nem chegou sequer a ser instalada em meio a uma disputa pela presidência do colegiado.
O deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) pleiteava o posto com base em acordo selado no início de 2020, mas, com as mudanças na correlação de forças na Casa, aumentou a pressão, por parte do chamado centrão, para que a presidência da comissão ficasse a cargo da deputada Flávia Arruda (PL-DF).
Segundo duas fontes, Flávia deve assumir o comando da comissão. Elmar, ainda com a saúde em recuperação após contrair Covid-19 no ano passado, teria desistido da empreitada, de acordo com outra fonte.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde