Barclays antecipa projeção de alta da Selic e passa a ver inflação acima do centro da meta

Publicado em 09/02/2021 16:16

LOGO REUTERS

O Barclays antecipou expectativa para alta da Selic e agora vê a taxa básica de juros sendo elevada já em março, contra cenário anterior que contemplava maio, em meio à possibilidade de mais pressões inflacionárias diante de uma possível nova rodada de coronavoucher.

Em relatório, o economista-chefe para Brasil do Barclays, Roberto Secemski, também aumentou a projeção para o IPCA de 2021, que ficará em 3,9%, ante 3,6% estimado antes --portanto, acima da meta central perseguida pelo BC, de 3,75% para este ano.

"Sinais crescentes de que o apoio fiscal às famílias será reintroduzido em meio a novas pressões dos preços no atacado nos levam a revisar nossa projeção para o IPCA de 2021", disse Secemski, que vê a inflação alcançando um pico de 6,5% na leitura anual de maio --bem acima do teto da banda de tolerância da meta do BC, entre 2,25% e 5,25%.

"Pressão crescente nos preços de energia (combustíveis, devido à alta dos preços internacionais e ao câmbio mais fraco; eletricidade, pela deterioração das condições hidrológicas que afetam o sistema de "bandeiras tarifárias") recomenda adicional cautela à frente", completou.

Com a inflação mais alta e a consequente subida antecipada dos juros, Secemski disse que a magnitude do movimento do Copom --que será de 25 pontos-base ou 50 pontos-base, em sua visão-- está condicionado a mais detalhes de uma eventual extensão do auxílio emergencial e à evolução da inflação de curto prazo. Por ora, o economista projeta acréscimo de 25 pontos-base nos juros em março.

"Esperamos que a 'normalização parcial' do BCB, defendida por alguns membros do Copom na ata de janeiro, leve a Selic para 4,00% até setembro, quando seria feita uma pausa estratégica antes da retomada do ciclo para níveis neutros (6%) em 2022, consistente com a expectativa do banco para o fechamento do hiato do produto brasileiro no próximo ano", finalizou Secemski.

Nesta terça, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse entender a ansiedade do mercado com dados recentes de inflação, mas frisou que a política monetária precisa mirar o longo prazo e que muitos componentes da inflação são temporários.

Em 12 meses até janeiro, a inflação medida pelo IPCA acelerou a 4,56%, ante os 4,52% observados nos 12 meses imediatamente anteriores --período que corresponde ao ano cheio de 2020, quando a alta dos preços ficou acima do centro da meta buscando pelo BC (4%).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário