Lucro da Bunge supera expectativas no 4º tri; projeções sólidas para 2021

A companhia de commodities agrícolas Bunge reportou um quarto trimestre mais forte do que o esperado nesta quarta-feira e disse que seu lucro ajustado para o ano inteiro deve superar estimativas devido à forte demanda e ao aperto da oferta de grãos.
As ações da empresa chegaram a subir 2%, atingindo uma máxima de quase três anos, de cerca de 78 dólares.
O lucro da Bunge no quarto trimestre foi impulsionado por fortes margens de processamento de oleaginosas e exportações robustas da América do Norte, dando uma recente visão sobre como a pandemia de coronavírus está impactando os maiores comerciantes de grãos do mundo.
A empresa disse que espera lucro ajustado para todo o ano de 2021 de pelo menos 6 dólares por ação, superior às estimativas de 5,53 dólares por ação, mas abaixo dos 8,30 dólares de 2020.
Apesar das mudanças massivas na demanda de alimentos e combustível, com consumidores restringindo viagens e mudando hábitos alimentares, a Bunge e as rivais ADM, Cargill e LouisDreyfus resistiram à pandemia inesperadamente bem.
O CEO da Bunge, Greg Heckman, disse que o desempenho da empresa em 2020 foi "excepcional", acrescentando que "esperamos o mercado favorável continue em 2021, refletindo forte e crescente demanda, bem como oferta apertada."
Os comerciantes de grãos têm prosperado apesar do aumento dos preços dos grãos que eles compram dos agricultores para armazenar, transportar e processar, em meio à oferta global restrita e elevada demanda de importação de países estocando alimentos em meio à pandemia.
A Bunge observou alguns ventos contrários em 2021 para seu principal segmento, do agronegócio, o maior em termos de receita e volume, devido a expectativas de contribuições mais baixas do processamento de oleaginosas e originação, principalmente no Brasil.
O lucro líquido atribuível à Bunge no trimestre encerrado em 31 de dezembro foi de 551 milhões de dólares, ou 3,74 dólares por ação, o que se compara com uma perda de 51 milhões, ou 48 centavos por ação, um ano antes.
Excluindo itens não recorrentes, a Bunge lucrou 3,05 dólares por ação, acima da estimativa dos analistas ,de 1,82 dólar, segundo dados da Refinitiv.
A receita saltou quase 17%, para 12,61 bilhões de dólares.
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral