"Gelo por todo lado": 2,7 milhões de moradias no Texas ficam sem energia devido ao frio

Publicado em 17/02/2021 17:33

LOGO REUTERS

Por Go Nakamura

HOUSTON (Reuters) - Milhões de texanos iniciaram seu terceiro dia sem aquecimento na esteira de uma tempestade de inverno cruel que matou ao menos 21 pessoas, e a presença do gelo ameaça causar transtornos no maior Estado norte-americano e na região próxima durante dias.

Cerca de 2,7 milhões de moradias do Texas ainda estavam sem energia, de acordo com o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Ercot), cooperativa responsável por 90% da eletricidade estadual que vem sendo cada vez mais criticada por causa dos blecautes.

Laura Nowell, que tem 45 anos e mora em Waco com os quatro filhos, disse que sua família está sem eletricidade desde antes do amanhecer de segunda-feira e vem tentando se aquecer se revezando dentro do carro por períodos curtos. "Há gelo por todo o lado", contou.

O Serviço Nacional do Clima disse que a precipitação de neve e o acúmulo de gelo provavelmente terminariam perto do meio-dia desta quarta-feira no norte do Texas, oferecendo algum alívio, mas manteve um alerta de tempestade de inverno em vigor até as 20h e avisou que temperaturas baixas recordes continuarão durante dias.

O mercado de energia desregulamentado do Texas oferece poucos incentivos financeiros para as prestadoras de serviço se prepararem para a onda rara de frio intenso, dizem críticos há anos.

(Por Go Nakamura em Houston, Susan Heavey em Washington, Peter Szekely em Nova York e Nathan Layne em Wilton, Connecticut)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário