Indicado para comandar Petrobras, general Luna diz estar pronto para 'missão'

Publicado em 20/02/2021 19:32

LOGO REUTERS

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Moderado e com fama de bom gestor, o general Joaquim Silva e Luna, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o comando da Petrobras, disse que está pronto para a "missão" e que é preciso equilíbrio nas discussões sobre preços de combustíveis.

Uma alta de 15% nos preços do diesel da Petrobras nesta semana, que resultou em críticas de Bolsonaro ao atual CEO da empresa, Roberto Castello Branco, acabou disparando a indicação de Luna na sexta-feira e acentuando temores de interferência do governo na empresa.

Em entrevista à Reuters, Luna minimizou essas preocupações, ressaltando que pretende focar na geração de resultados com o apoio da diretoria executiva.

Ao ser convidado para o cargo na sexta-feira pelo presidente, ele disse que está pronto para "nova missão e para o combate", revelou.

"Serei um gestor e não um general. Não será uma intervenção... mas sem deixar a experiência que reuni na gestão das três Forças como ministro da Defesa e na gestão de Itaipu", disse Luna, por telefone, neste sábado.

"Meu perfil é entregar resultados", adicionou ele, que atuou no Ministério da Defesa no governo Michel Temer e ocupa desde 2019 o cargo de diretor-geral brasileiro da binacional Itaipu.

Luna evitou polemizar sobre a política de preços da companhia que gerou incômodo ao presidente Bolsonaro. Ele destacou que a estatal tem uma diretoria executiva para analisar todas as variáveis que envolvem a formação das cotações.

Mas, frisou, todo ambiente em torno da formação de preços precisa ser avaliado.

"Tem que se buscar o equilíbrio, e nisso tem acionista, o mercado, ver as variáveis como barril e o dólar, e tem o povo, porque os preços do diesel e gasolina impactam toda a cadeia produtiva, e não há como deixar de considerar essa realidade", afirmou ele.

"Não há como ter interferências nessa política de preços. Tem uma diretoria executiva, um colegiado e gente com capacidade para tratar desse assunto. Vamos meditar sobre a economia e o caminhoneiro que está sem carga pra transportar também", complementou.

O governo tem anunciado medidas favoráveis aos caminhoneiros, uma categoria que apoia o presidente Bolsonaro, como uma isenção provisória nos impostos federais do diesel, nesta semana.

Luna disse estar ciente de que interferências na gestão da empresa deram errado no passado e "que isso hoje não passa pela cabeça de ninguém".

Cauteloso, ele destacou que se trata ainda de uma indicação para a estatal.

"Há um caminho a ser percorrido ainda, foi uma indicação que precisa de aprovação. Não dá pra falar muito para não ser indelicado e ilegítimo, mas é o maior desafio que já tive e não temo esse gigantismo."

Mas ele espera que seu nome seja acolhido pelo Conselho de Administração da estatal.

Luna afirmou que pretende conhecer de perto a realidade da empresa, mas a princípio não pretende fazer mudanças na cúpula da companhia.

"Não penso em levar ninguém (comigo)... nunca escolhi equipe e preciso ver aprovado para viver a realidade da empresa. Sou daqueles que vivo com os próprios olhos e ouvidos", disse ele.

A indicação de Luna representa a chegada de mais um militar à área de energia do governo, comandada pelo almirante da Marinha Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia. O presidente do conselho da Petrobras, Leal Ferreira, também é almirante.

O mandato de Castello Branco termina em 20 de março.

Petrobras tem que enxergar questões sociais, diz Silva e Luna

Falou que pretende conversar com Guedes; Afirmou estar atento ao aumento de preços (no Poder360)

General da reserva Silva e Luna disse que a Petrobras tem que enxergar as questões sociais

Escolhido na 6ª feira (19.fev.2021) pelo presidente Jair Bolsonaro para a presidência da Petrobras, o diretor-geral da Itaipu Binacional e general da reserva Joaquim Silva e Luna disse que a estatal deve estar “totalmente incluída na sociedade” e “enxergar as questões sociais”. As declarações foram feitas em entrevista ao Valor Econômico, publicada neste sábado (20.fev). 

Silva e Luna disse que “qualquer servidor público, que serve à Nação, tem que ter consciência social”. Ele também afirmou que pretende “conversar bastante” e ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes. “É uma das primeiras autoridades com que vou fazer contato”, declarou.

Afirmou que está acompanhando a situação da empresa. “Estou atento a tudo isso, ao mercado, ao aumento dos preços”. Sobre a insatisfação em relação ao custo dos combustíveis, disse que o preço do diesel e da gasolina impactam toda a cadeia produtiva do país. 

“O caminhoneiro está se manifestando, mas a sociedade inteira percebe isso. Isso aí são considerações que têm que ser analisadas junto com o conselho [da empresa], junto com a equipe”. Falou, também, que Bolsonaro não conversou com ele sobre interferência do governo na Petrobras. 

“Essa escolha pelo presidente não teve nada a ver com eu ser general, assim como minha indicação para Itaipu: o presidente se baseou em currículo e capacidade de gestão, minha experiência acumula muita informação”, disse. 

O general da reserva aguarda decisão do conselho de administração da companhia, que se reúne na 3ª feira (23.fev). O órgão precisa confirmar a nomeação. 

“O conselho é independente, tem a sua visão de mercado. Não conheço os conselheiros, mas têm lá os seus critérios. Vai ser rigoroso”, afirmou. 

Para Silva e Luna, uma empresa dá resultados “se as pessoas são competentes, e são bons os processos decisório e de investimentos”. 

QUEM É SILVA E LUNA 

Joaquim Silva e Luna tem 71 anos. Estava desde fevereiro de 2019 no comando da usina de Itaipu. Um dia antes da troca, Bolsonaro elogiou a gestão dele na estatal por causa dos altos investimentos feitos pela companhia. 

Antes de Itaipu, Silva e Luna ocupou o cargo de ministro da Defesa no governo de Michel Temer (26.fev.2018-1º.jan.2019). Foi o 1º militar a liderar a pasta desde a redemocratização. 

O general tem pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Também é pós-graduado, pela Universidade de Brasília, em Projetos e Análise de Sistemas. 

Durante a carreira no Exército, Silva e Luna comandou o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (1996-1998), em Boa Vista (RR), e a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (2002-2004), em Tefé (AM). 

Em Brasília, foi diretor de patrimônio (2004-2006), chefe do gabinete do comandante do Exército (2007-2011) e chefe do Estado-Maior do Exército (2011-2014). 

Também participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai e atuou como adido em Israel de 1999 a 2001.

DEMISSÃO

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta 6ª feira (19.fev.2021) que substituirá o atual presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco pelo general Joaquim Silva e Luna. A decisão foi comunicada pelo chefe do Executivo em seu perfil no Facebook.

Bolsonaro acha que a estatal tem sido conduzida de maneira errática por causa dos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis. O litro do diesel nas refinarias acumula alta 27,72% em 2021 e tem irritado os caminhoneiros, que tradicionalmente apoiam o presidente.

Para o entorno de Bolsonaro, Castello Branco teria cometido improbidade administrativa por ter “desdenhado” da categoria, que reclamava de aumento do preço do diesel em janeiro, ainda sob a pressão da ameaça de greve.

A gota d’água para a troca foi o reajuste da Petrobras na 5ª feira, de 14,7% no diesel e de 10% na gasolina. Foi o 4º aumento do ano.

"Na semana que vem teremos mais", diz Bolsonaro após anunciar troca de CEO da Petrobras na véspera

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado que na próxima semana deve vir uma nova substituição de autoridade, aos moldes da indicação pelo governo federal para a presidência da estatal Petrobras, anunciada na véspera.

"Eu tenho que governar, trocar as peças que porventura não estejam dando certo. E se a imprensa está preocupada com a troca de ontem, na semana que vem teremos mais", disse o presidente durante cerimônia de escola militar em Campinas (SP).

Ele afirmou também que há problemas que lhe cabem a necessidade de tomar uma posição. "Vocês aprenderão rapidamente que pior que uma decisão mal tomada, é uma indecisão", disse aos alunos.

Ainda sobre uma eventual nova troca de autoridades, Bolsonaro disse que não lhe falta coragem para decidir, pensando no bem maior da nação.

"O mais fácil é se acomodar, é se aproximar daqueles que não têm compromisso com a pátria e se usufruir de benesses. Da nossa parte, da minha parte e dos meus ministros, isso não ocorrerá", acrescentou.

Na sexta-feira, Bolsonaro usou sua conta no Facebook para divulgar uma nota assinada pelo Ministério de Minas e Energia indicando o nome do general Joaquim Silva e Luna para assumir os cargos de conselheiro e presidente da Petrobras após o encerramento do mandato do atual CEO da companhia, Roberto Castello Branco.

O anúncio que indica uma mudança no comando da estatal marca o ápice de uma crise entre Castello Branco e Bolsonaro, após o executivo da petroleira ter batido de frente com o presidente em temas relacionados a preços de combustíveis e caminhoneiros.

A empresa efetuou na sexta-feira uma alta de 15% no diesel, contrariando interesses da cúpula do governo.

Após o evento deste sábado, o presidente da República defendeu que não houve qualquer interferência do governo na Petrobras, "tanto é que continua esse reajuste de 15%", afirmou em vídeo publicado nas redes sociais de seu filho, Eduardo Bolsonaro.

"E espero que até o dia 20 (de março), quando vai sair de vez esse atual presidente (da Petrobras), ele não vai querer dar mais um percentual de reajuste do diesel e da gasolina. O que aconteceu até agora faz parte do passado", acrescentou.

Ele ainda disse que o novo CEO, "se Deus quiser" será aprovado pelo Conselho de Administração da companhia, "para que a Petrobras possa retornar suas atividades".

Bolsonaro também criticou o fato de Castello Branco e sua diretoria terem adotado o modelo de trabalho em home office durante a pandemia contra a disseminação do coronavírus. "Não dá pra ficar assim", afirmou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters/Poder360

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário