Rússia relata primeiros casos de gripe aviária H5N8 em humanos

Publicado em 22/02/2021 08:31

A Rússia disse ter encontrado os primeiros casos mundiais da cepa H5N8 da gripe aviária em humanos, embora o vírus ainda não esteja se espalhando entre as pessoas.

Autoridades enviaram informações sobre os sete casos detectados em trabalhadores de uma granja no sul da Rússia para a Organização Mundial de Saúde, disse Anna Popova, chefe de saúde pública do país, em comentários televisionados no sábado.

“Não é transmitido de pessoa para pessoa. Mas só o tempo dirá quando as mutações futuras permitirão superar essa barreira ”, disse ela. A descoberta desta cepa agora “dá a todos nós, ao mundo inteiro, tempo para nos prepararmos para possíveis mutações e a possibilidade de reagir em tempo hábil e desenvolver sistemas de teste e vacinas”.

Os trabalhadores afetados na granja, onde um surto entre aves foi relatado em dezembro, tiveram casos leves e se recuperaram, disse Popova.

“Eles eram assintomáticos e nenhuma transmissão de pessoa para pessoa foi relatada”, disse a OMS em um comunicado por e-mail. “Se confirmado, esta seria a primeira vez que o H5N8 infecta pessoas.”

A rápida identificação da cepa significa que o trabalho pode começar no desenvolvimento de testes para detectar novas infecções e vacinas em potencial, disse Rinat Maksyutov, chefe do centro de pesquisas Vektor, que fez a descoberta, à televisão estatal.

Em novembro, Vektor relatou que uma nova cepa da gripe H5N8 estava circulando em 15 regiões da Rússia entre aves domésticas e selvagens, mas não era considerada perigosa para os humanos, informou o serviço de notícias Interfax.

Em 2012, as autoridades de saúde investigaram uma cepa da gripe aviária que matou centenas de patos selvagens na região de Krasnodar, no sul da Rússia, devido aos riscos potenciais para os humanos.

Mais de 2 milhões de patos e outras aves foram abatidos na França até o final de janeiro devido a surtos de gripe aviária ou como medida preventiva, informou o ministério da agricultura do país.

Houve 862 casos confirmados em laboratório de infecção humana com a cepa H5N1 da gripe aviária, incluindo 455 mortes desde 2003 em 17 países, disse a OMS em um relatório de 9 de dezembro. Seis dos 14 casos de gripe aviária H5N6 em humanos relatados desde 2014 foram fatais, disse a OMS em um post datado de novembro de 2016.

“Embora as infecções humanas com o vírus A (H5) sejam raras e geralmente ocorram em indivíduos expostos a aves infectadas doentes ou mortas (ou em seus ambientes), elas podem causar doenças graves ou morte em humanos”, disse a OMS em seu site.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário